Neste ano estou com algumas crianças com muita dificuldade em reconhecer e assimilar fonema e fonema com grafema correspondente.Por isto reuni mais material de pesquisa na NET para servir de repertório de imagens, cópias e adaptações para criação de próprio material, conforme as prioridades que tenho no momento.Ampliarei a postagem com minhas próprias experiências.
Compartilho para que tenhamos proveito e resultados.
Rosangela Vali
A consciência fonológica refere-se à percepção do som da fala. É uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do principio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra.
O uso da consciência fonológica por professores alfabetizadores é de grande importância, visto que esta ajuda no desenvolvimento de habilidades pelo aprendente, essas habilidades estão relacionadas à correspondência grafonemica, onde “o sistema alfabético de escrita associa um componente auditivo fonêmico a um componente visual gráfico” (GUIMARÃES, 2006). E para se compreender o sistema alfabético são necessárias algumas habilidades como “a consciência de que é possível segmentar a língua falada em unidades distintas e a consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas” (GUIMARÃES, 2006), isso corresponde a consciência de sílabas e a consciência de palavras. Podendo-se então utilizar recursos da consciência fonológica para obter esses resultados, ou seja, para se ter “o conhecimento geral dos segmentos que compõe a fala (rimas, aliterações, sílabas e fonemas).” (GUIMARÃES, 2006)
Embora o objetivo maior da leitura e escrita seja a produção e interpretação de diferentes tipos de texto, não é possível chegar efetivamente a tais habilidades sem o prévio desenvolvimento da consciência fonológica e sem o conhecimento das correspondências entre as letras e os sons. Por isso, as atividades de interpretação e de produção de textos são iniciadas apenas após os alunos já terem adquirido algumas habilidades essenciais no níveis da letra e da palavra, conforme recomendado por pesquisadores em todo o mundo.
Consciência Fonológica
Abaixo seguem alguns exemplos de atividades que estimulam o desenvolvimento da consciência fonológica em vários níveis (palavra, sílaba, rima, aliteração e fonema).
Consciência de Palavras: substituir uma pseudopalavra por uma palavra correta.
1 – Uma mesa tem quatro mecas.
2 – O menino comeu telos.
Consciência silábica: categorizar figuras conforme a sílaba inicial de seus nomes.
bolo+boneca
casa+cabide
maçã+mágico
Rimas:
exemplo 1 - Diga:
um animal que termina com /to/ [gato, pato, rato].
um animal que termina com /co/ [macaco, porco, marreco]
exemplo 2 - Categorização de cartas de acordo com o som final.
Aliterações: colorir figuras que iniciam com o mesmo som da figura alvo – BONECA – /b/
Atividade de manipulação silábica (adição e subtração de sílabas):
a) Vamos formar palavras novas. Vamos usar essas formas geométricas aqui e vamos dizer como ficam as palavras se nós colocarmos ou tirarmos as partes. Por exemplo, esse círculo aqui é /meu/. [Colocar o círculo].
Fica /comeu/. Vocês viram! Nós formamos uma palavra diferente.
Identidade Fonêmica: teatro de fantoches em que uma das personagens fala algumas palavras “bobas”, trocando os fonemas.
” … Mas eu não gosto de Cutebol, eu gosto mais de Fôlei. Tinha umas meninas brincando de Goneca…”
Consciência fonêmica: adição de fonemas.
Ensino das correspondências letra-som:
Exemplo de atividade:
Letra inicial:
classificar por imagens ou palavras a cada letra
Fala e ampliação de vocabulário-
identificação de sons diferentes:
- Realização do jogo
“Bingo dos Sons”
Trabalhar a letra inicial e pode adaptar para
o bingo da sílaba inicial:
Diversas pesquisas revelam que “a consciência fonêmica é o melhor preditor para a aquisição da leitura e escrita, devendo, durante a alfabetização, ser treinada, uma vez que não surge espontaneamente nas crianças” (JARDINI E SOUZA, 2006). De acordo com pesquisas de GOMES, CAMPOS, NASCIMENTO e NOGUEIRA (2006) seguindo-se as realizações de atividades de consciência fonológica foi constatado que as “crianças evoluíram na escrita, produções de texto e leituras, demonstrando um melhor desempenho na leitura e compreensão de histórias ou enunciados de atividades”. Certificando que o trabalho com consciência fonológica contribui de forma significativa no aprendizado dos educandos.
Parabéns pelo site. são ótimas sugestões, boa noite. Agriciana Oliveira
ResponderExcluirRosangela adorei tuas ideias e vou aplicar algumas para ver se também resgato meus alunos que ainda não estão alfabetizados.
ResponderExcluirRosangela parabéns pela tua reunião de ideias, muitas já vou aplicar para resgate de aprendizagem com alunos que ainda não estão alfabetizados.Um abraço!
ResponderExcluirAdorei as sugestões. Trabalho com Formação de professores, vou socializar esse cantinho. Valeu!
ResponderExcluirAdorei as sugestões. Tenho certeza na sala de aula essas dicas fará a diferença. Espero mais novidades. Parabéns Rosângela!
ResponderExcluirEsse cantinho eu indico.
quantas dicas boas , gostei demais, vou indicar.
ResponderExcluirbjs
ana
Adorei!!!
ResponderExcluiras imagens não baixam com boa qualidade... tem como postar para baixar?
Abraços!
Oi Aparecida!
ExcluirNão disponibilizo desta ferramenta para baixar.Não sei como fazer.
Uma dica é você montar seu próprio material.É só seguir as imagens como modelo.
Bom proveiro no que puder e conte comigo no que estiver ao alcance.Um abraço e até mais!
AMEI!!!!! VOU APLICAR... PARABÉNS!!!!
ResponderExcluirADOREI TUAS IDEIAS PARABÉNS
ResponderExcluirQUE GUIMARAES É ESSE QUE VC CITA? POR FAVOR, PASSE A REFERENCIA COMPLETA AO FINAL DO TEXTO!
ResponderExcluirBom dia Cinthia!
ExcluirSegue a referência solicitada:
- GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner. Dificuldades no desenvolvimento da lectoescrita: o papel das habilidades metalinguísticas. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. jan./abr. 2003, vol.19, no.1 [citado 18 Junho 2006], p.33-45. Disponível na World Wide Web: . ISSN 0102-3772
Sandra é estudiosa na área de metacognição e aprendizagem.Tem ótimas contribuições para a área da linguagem escrita.
Segue um breve histórico:
Sandra Regina Kirchner Guimarães
Currículo Lattes
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1977), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001). Professora aposentada como Associada II, atualmente permanece como Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos Processos de Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem inicial e aperfeiçoamento da linguagem escrita, habilidades metacognitivas e metalinguísticas, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita. (Texto informado pelo autor)
Cinthia, tenha bom proveito e um excelente trabalho.Conte sempre comigo. Abraço.