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terça-feira, 2 de abril de 2013

Literatura sobre AUTISMO!

Devemos considerar que as primeiras descrições mais fidedignas do autismo surgiram na década de 40, portanto, trata-se de um diagnóstico recente. Obviamente, o problema já existia antes disso, mas, em se tratando de ciência, é um tempo bastante curto. Por isso, ainda estamos em fase embrionária nas descobertas das causas e da cura do problema, embora muitos avanços tenham sido conquistados em termos de entendimento e tratamento eficaz. O conhecimento atual sobre autismo é fruto de uma parceria que costuma dar certo: pesquisadores comprometidos e pais que dedicam suas vidas a zelar por seus filhos. No Brasil, os cuidados mais efetivos têm apenas três décadas de vida e se devem, principalmente, à coragem de algumas famílias de desbravarem fronteiras na luta pelo tratamento do autismo. 

Felizmente, cada vez mais, grupos e associações em vários países ao redor do mundo se engajam e se esforçam, incessantemente, para buscar diagnóstico e tratamento adequados e, sobretudo, para exigir respeito, quebrar preconceitos, fazer com que as leis sejam cumpridas e que efetivamente haja inclusão escolar. Foi pensando justamente na discriminação que a grande maioria das pessoas com esse funcionamento mental sofre que procuramos evitar o termo "autista" como rótulo para essas pessoas. Não que a palavra esteja incorreta, porém, em nosso entendimento, ela tem sido amplamente usada de forma inadequada e pejorativa tanto em conversas descontraídas quanto nos diversos meios de comunicação ou até mesmo como jargão político. Isso só faz crescer o estigma do autismo, reduzindo o indivíduo, única e exclusivamente, a um transtorno ou "doença" e abolindo de vez qualquer possibilidade de extrair a riqueza que há dentro dele.
É interessante que se leia e se discuta sobre o assunto.Nossa sociedade precisa se abrir cada vez mais para os ‘diferentes’ e aprender a lidar com eles, pois eles têm muito a nos ensinar.Estão aqui algumas sugestões de leitura para maior entendimento sobre o tema.
Bom proveito,Rosangela Vali.


Este livro discorre sobre as diversas manifestações do autismo, que vão desde simples "traços" (esboço) do transtorno, passam pela síndrome de Asperger, até chegar ao autismo clássico ou grave. Pretendemos não somente trazer informação ao público em geral, como também derrubar alguns mitos que geram preconceito e intolerância. Mostraremos que o diagnóstico precoce e um tratamento efetivo, cientificamente embasado, podem mudar a vida dessas pessoas e daquelas do seu convívio íntimo. Para se tratar o autismo é necessário quebrar antigos paradigmas, eliminar as culpas e aprender a despertar e a valorizar os talentos inatos de cada indivíduo. Não devemos nos deter nas suas dificuldades, mas sim viabilizar as potencialidades, sempre visando a independência, autonomia, socialização e autorrealização de quem vive e se expressa dessa maneira tão peculiar.

Autismo, Linguagem e Educação: Interação social no cotidiano escolar
Em Autismo, Linguagem e Educação, a autora discute a constituição da linguagem do aluno autista, utilizando a abordagem histórico-cultural e enfocando os Sistemas Suplementares Alternativos de Comunicação (SSAC) no processo de educação como um recurso que apóia a promoção do desenvolvimento da linguagem do aluno autista.Esse livro apresenta o estudo de casos de oito alunos autistas em contextos culturais significativos onde ocorre uma diversidade de relações sociais.

Mostra que o apoio dos símbolos do SSAC favorece a evolução do desenvolvimento da linguagem do aluno autista e proporciona um melhor desempenho no que se refere ao seu desenvolvimento, com impacto positivo na qualidade de vida relacional junto às pessoas com que convive.
Obra importante para professores que, por meio dessa leitura, encontrarão subsídios para nortear o trabalho com seus alunos autistas em salas de aula comuns, onde todos terão a oportunidade de desenvolver habilidades e capacidades inerentes a cada indivíduo.Um livro que promove a reflexão, a discussão e as possibilidades de novas ideias que caminhem em prol da inclusão da pessoa com autismo na escola, na família e na sociedade.



Este livro está direcionado a professores, a educadores, a pais e a outros profissionais interessados no tema Autismo. Com uma linguagem clara, precisa e de fácil entendimento, ao longo da obra, as experiências e as atividades realizadas vão sendo relatadas, possibilitando pela riqueza de detalhes sua utilização com outros indivíduos que delas necessitarem.As contribuições deste livro se destacam como uma reflexão teórico-prática no estudo de um tema pouco discutido. Livros como este representam, sem dúvida, espaços psicopedagógicos de estudo e pesquisa para aqueles interessados no tema Autismo.

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Revista Autismo

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