Quero deixar aqui algumas atividades que pesquisei e encontrei para aplicação aos aprendizes ao final do segundo ano e de outros anos iniciais que estão ainda com dificuldade quanto à escrita e à leitura de ordem. Ora acontece de modo inverso, trocado, inseguro, confuso, etc.
Em alguns casos já pode ser considerado uma disgrafia.Informo que algumas atividades já aplico e outras poderão ser também adaptadas.Cada profissional pode usar e abusar de seus registos e criatividade.O aprendiz é que faz o nosso trabalho acontecer com êxito!Desafio constante!
Bom proveito e sucesso! (Rosangela Vali)
Em alguns casos já pode ser considerado uma disgrafia.Informo que algumas atividades já aplico e outras poderão ser também adaptadas.Cada profissional pode usar e abusar de seus registos e criatividade.O aprendiz é que faz o nosso trabalho acontecer com êxito!Desafio constante!
Bom proveito e sucesso! (Rosangela Vali)
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
NOME AO CONTRÁRIO:
Escrever os nomes (ou palavras já conhecidas) de trás para frente, para descobrir qual é e reescrever no caderno da forma correta. EX:
SÍUL = LUIS AIB = BIA NANER = RENAN
LETRAS EMBARALHADAS:
Misturar as letras para as crianças descobrirem de quem é o nome ou qual a palavra. EX:
USLI = LUIS IAB = BIA ANENR = RENAN
ALFABETO MÓVEL:
® Manusear alfabetos de diferentes materiais e tamanhos.
® Formar palavras espontaneamente e escrita orientada.
® Explorar a topologia das letras.
® Bingo, dominó e memória de letras.
® Formar os nomes da turma questionando a posição das letras. Por exemplo: “Pus a primeira letra do nome de Camila. Onde ponho a segunda? Aqui ou aqui”? ( indicando à direita ou à esquerda da letra C ). Este tipo de desafio auxilia a criança na direcionalidade da escrita.
ALFABETO VIVO:
Representar as letras do alfabeto utilizando o próprio corpo.
CLASSIFICAR:
Letras retas e letras com curva.
EX:
RETAS CURVAS
EX:
RETAS CURVAS
A T V M… S C P O…
Contar quantas pontas tem o H; quantas retas tem M, V, E; quantas curvas tem o C, P, B.
RELAÇÃO LETRA/SOM:
Jogos de memória e bingo relacionando figura e letra inicial.
SIMETRIA E ASSIMETRIA:
* Letras simétricas: A, I, M, H, O, T, U, V, X, W, Y
* Letras simétricas: A, I, M, H, O, T, U, V, X, W, Y
EX: Fazer metade da letra e deixar que as crianças completem.
* Letras assimétricas: B, C, D, E, F, G, J, K, L, N, P, Q, R, S, Z
EX: Listar as letras em várias posições e pintar a certa.
DESENHAR LETRAS NO AR:
*Uma variação é fechar os olhos e deixar que a professora segure uma das mãos e trace no ar uma letra para a criança identificar.
*Todos juntos, imitar o movimento da professora no ar e tentar descobrir qual é a letra.
CAIXA DE TEXTURAS:
Dentro da caixa, colocar letras do alfabeto móvel em diferentes tamanhos e texturas para a criança descobrir qual é. Variar com objetos, identificando a sua letra inicial.
Jogos de construção com blocos
Quebra-cabeças
Completar a figura conforme o modelo. EX:
Marcar as partes que formam o todo, conforme modelo.
Pintar as letras que formam uma palavra. Aumentar, gradativamente o número de palavras.
Pintar o desenho diferente.
Músicas explorando deslocamentos e lateralidade
Mais Atividades:
- Pegue uma caixa rasa tipo de camisa de gola masculina e coloque areia (clara, fina, peneirada e limpa) rasa de forma que o dedo toque a base. Peça que usando o dedo indicador escreva da mesma maneira que você, letras e números. Fique do lado dele e escreva na caixa e ele faz junto com você.
- Utilize a lousa mágica da mesma maneira.
- Passe tinta num pedaço de vidro temperado e peça que ele também utilizando o indicador faça as letras e números.
- Compre aquelas lixas mais finas de lixar madeira ou parede(que não machuque o dedo) e escreva as letras com giz de cera em tamanho grande, você irá precisar de umas 3 ou 4 lixas. Em cada lixa dá para escrever umas seis letras cursivas ou números. Peça que ele passe o dedo em cima de cada uma 3 vezes contornando no sentido correto. Ao terminar cada uma ele vai escrevendo no papel a letra que acabou de contornar.
- Quando ensinar a letra vá associando com algo conhecido ou engraçado. Por exemplo quando fizer o v diga “começa pelo bico desce, sobe e faz a asa. O p sobe, desce, sob pelo mesmo lugar e faz a corcunda etc
- Desenhe a letra grande no papel. Com um pedaço de barbante a criança irá colar o barbante na letra no sentido que se escreve. Pode ser jogando glitter.
- Associado a isto compre aqueles livrinhos de atividades tipo caligrafia que vem com as letras para ele cobrir e depois fazer sozinho.
- Enfim você pode criar outras ideias neste sentido.
Contribuições no BLOG acessando diretamente pelos links apresentados:
DISGRAFIA:
Contribuições no BLOG acessando diretamente pelos links apresentados:
DISGRAFIA:
http://rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com.br/search/label/Disgrafia
Escrita Espelhada/Definição e Ações.http://rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com.br/2012/03/escrita-espelhada-definicao-e-acoes.html
Escrita Espelhada/Definição e Ações.http://rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com.br/2012/03/escrita-espelhada-definicao-e-acoes.html
oBRIGADA PELA SUGESTAO DE ATIVIDADES... FIQUEI SEM SABER O QUE FAZER COM DOIS ALUNOS MEUS. <AS AGORA JA SEI POR ONDE COMEÇAR.
ResponderExcluir