Olá pessoal!
O livro ‘Poemas Problemas’, lançado ano passado pela Editora do Brasil, transforma enigmas e problemas matemáticos em poesia que divertem enquanto ensinam as crianças. Entre charadas, enigmas e contas, a escritora e ilustradora Renata Bueno transforma problemas em poemas e vice-versa. O livro acaba de arrebatar o primeiro lugar do 55º Prêmio Jabuti na categoria Didático e Paradidático.
Ressaltando:
É um livro interessantíssimo que trabalha aspectos da poesia, como a sonoridade, as rimas, e também a exploração da Matemática através de raciocínio lógico, relações e operações.Assim a matemática pode ser vista de várias maneiras que a tornam mais lúdica e compreensível.
É um livro interessantíssimo que trabalha aspectos da poesia, como a sonoridade, as rimas, e também a exploração da Matemática através de raciocínio lógico, relações e operações.Assim a matemática pode ser vista de várias maneiras que a tornam mais lúdica e compreensível.
Já estou me inspirando e levando como material a ser estudado, planejado e aplicado com meus aprendizes na sala de reforço.
Compartilho para quem possa estar precisando ou procurando algo assim.Muitas ideias podem surgir a partir deste livro.É só deixar a curiosidade e a criatividade surgirem.(Rosangela Vali)
Considerações:
Os textos curtos e simples envolvem as crianças, como no poema “Meu Aquário”:
“No aquário que comprei /
há 2 peixes vermelhinhos, /
um laranja, que é o rei, /
e mais 9 amarelinhos. /
Ao todo, nadando juntos, /
quantos são os peixinhos?”,
pergunta a autora.
Os poemas servem de complemento a diversas atividades realizadas por professores em sala de aula para promover o interesse dos alunos pela disciplina. A obra inclui um suplemento de atividades para aluno e um manual de orientação para o professor, permitindo reforço de possíveis conteúdos dados em sala. No material, novas charadas são encontradas, e o aluno é convidado a consultar novamente o livro para resolver os outros enigmas propostos.
Fontes:
Sintetizando o aluno poderá aprender:
-Sistematizar a noção de que adicionar equivale a: acrescentar, juntar;
-Identificar as situações em que se usa a soma;
-Sistematizar conhecimentos a cerca da adição;
-Desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração;
-Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
-Produzir texto de forma autônoma;
-Calcular fatos fundamentais utilizando o cálculo mental;
-Resolver situações problemas que envolva adição;
-Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
http://www.pluricom.com.br
http://pedagogasandramartins.blogspot.com.br/
http://www.renatabueno.art.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50368
http://www.renatabueno.art.br
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50368
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela