Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Mandala como recurso à Aprendizagem

A palavra mandala vem do idioma sânscrito e significa "círculo"."manda" significa essência e "la" significa conteúdo.Ela simboliza o interior da personalidade de cada um, por isso, costuma-se dizer que a mandala é um mapa do inconsciente.que serve especialmente ao propósito de exteriorização - ou seja, de manifestação interna para o exterior.
As mandalas são criações de imagens simétricas com um ponto central para focar algo que se sente e se quer realizar na prática.Envolve uma reflexão e a criação de perspectivas enquanto sentimentos subjetivos.
Segundo C. G. Jung, representa o encontro com a própria essência: é a visualização do que temos por dentro, aquilo que não conseguimos enxergar olhando fisicamente para nós mesmos. Nossa expressividade na mandala, nos mostra nossa Essência, nosso ponto de ligação com o Poder Maior que nos vivifica, com as estruturas que nos compõe como indivíduos e também das estruturas que nos compõem como seres sociais e aprendizes.
Para a criança e para o adolescente é uma forma de expressão, de se energizar, potencializar suas crenças e possibilidades de se fazer presente no ambiente em que se encontra ou deseja ser percebido.Abrir caminhos e possibilidades de ser e estar como agente participativo e produtivo em qualquer área do conhecimento.
As mandalas se apresentam na maioria das vezes em círculos, mas podem aparecer em formas ovaladas, octogonais ou quadradas, sempre com uma estrutura fechada e uma imagem central. Os desenhos podem ser geométricos, pinturas sagradas, abstratos e simbolizam a relação entre o homem e o cosmo, o eu inteiro e todo o universo, integração e totalidade.
Na perspectiva psicopedagógica  podemos trabalhar as sensações latentes e que necessitam se expandir com consciência clara e objetiva para o aprendizado.Se libertar inconscientemente de algumas amarras físicas, emocionais e sociais. 
Há uma vasta variedade de mandalas e de materiais na criação dessa arte que envolve criatividade, concentração, organização, cooperação. 
Enfatizo que as mandalas são criações de imagens com um ponto central para focar algo que se sente, se quer exteriorizar inconscientemente ao seu entorno.Envolve uma reflexão e a criação de perspectivas subjetivas.Enfim...sensações latentes e que necessitam se expandir com consciência clara e objetiva.
O psicopedagogo, professor e profissional afim, deve proporcionar preferencialmente um clima de introspecção usando um ambiente facilitador e aconchegante.É bem recomendado possibilitar o contato com a mandala quando há alguém agitado, impaciente no grupo.Ela tem o poder de o acalmar e organizar internamente.
Pode oferecer modelos de mandalas; mandalas para pintar; materiais para construir mandalas,as quais podem ser feitas com elementos da natureza como partes de plantas, vegetais diversos, areias coloridas, brinquedos em miniaturas coloridos, papeis coloridos....enfim mil e uma possibilidades de construção.
Conforme o público que se esteja atendendo e trabalhando, as mandalas podem ser confeccionadas de modo individual, duplas, trios, enfim grupos não muito numerosos.Acredito que até quatro pessoas seria o mais recomendável.Pois assim há maior comunicação e entendimento do grupo enquanto proposta de trabalho e objetivo a ser definido para a confecção da mandala.
O ideal depois da mandala construída é que seja exposta no ambiente particular ou coletiva do(a) criador(a).Assim, a visualização da mandala aciona o recurso interno do pensamento para a expansão de sua própria identidade liberta, significativa, imaginativa, criativa e produtiva.É recomendado usar em cantinhos de leitura, matemática,arte,etc.Decidir com o grupo também é bem significativo.
Espero que tenha contribuído para quem gosta do tema e quer inovar seu campo de atuação psicopedagógica ou outra afim.
Conte comigo,Rosangela Vali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela