Das atividades sugeridas aqui no blog em Consciência Fonológica, destaco duas para trabalhar com os aprendizes que precisam de mais estimulação para reconhecer e desenvolver positivamente a habilidade alfabética (escrita/ortografia) e de leitura (interpretação/compreensão).
Qual é a frase?
Objetivo:
Saber ler reconhecendo globalmente as palavras._ Dividir a turma em grupo (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a elaborar a resposta
_ Colocar uma frase escrita em cartões (cada palavra num cartão) colados no quadro, virados.
A menina caiu da bicicleta e quebrou a perna.
_ Dar a vez ao representante de cada grupo falar uma possível palavra da frase,de acordo com as dicas do(a) professor(a).
_ Professora para o grupo 1:
_ A frase fala de uma pessoa que ainda não cresceu.
_ O grupo tem 2 chances para dizer menina se não disser outro grupo pode dizer, se acertar ganha o ponto
_ Professor para o grupo 2:
_ A frase fala de um acidente que a menina sofreu.
_ Professora para o grupo 3:
_ A frase fala de onde ela caiu.
_ Professora para o grupo 4:
_ A frase nos conta o que aconteceu quando a menina caiu da bicicleta..
_ O grupo deve ler a frase toda. Ganha um ponto se ler corretamente.
_ Saber decodificar palavras e textos escritos
_ Pedir ao representante de cada grupo para ler a frase.
_ Fazer a leitura coletiva (turma) da frase.
_ Formar frases menores e pedir aos representantes dos grupos que as leiam:
A menina caiu. - A menina caiu da bicicleta. - A menina quebrou a perna. - Amenina quebrou a bicicleta. - A bicicleta caiu. - etc
Monta\desmonta -Atividade lúdica:
Objetivo:
Construir a compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências.
_ Dividir a turma em 12 grupos (duplas de alunos com níveis de aprendizagemdiferenciados).
_ O(a) professor (a) deve dizer aos alunos que trouxe um texto (gênero híbrido:história em forma de poesia) todo cortado em fichas para que pudessem deixar exposto, enfeitando a sala, mas que quando chegava na escola aconteceu um acidente: o vento soprou tão forte que todas as fichas voaram.
Agora precisa da ajuda dos alunos para montá-lo novamente.
Distribuir o texto fotocopiado e ler, na ordem certa, pelo menos 3 vezes.
O(a) professor(a) deverá distribuir o texto fatiado, entre os grupos dos alunos. Pedir as partes do texto e o grupo que estiver com a ficha correspondente deve fixá-la no quadro, na ordem certa. Vale consultar o texto fotocopiado.
1) Tragam a ficha que apresenta o personagem principal,
2) a ficha que fala o que ela era antes de ser menina,
3) a ficha que fala de como ela vivia;
4) a ficha que fala onde ela vivia;
5) a ficha que fala do tipo do acidente ocorrido;
6) a ficha que fala de quem provocou o acidente;
7) a ficha que fala do lugar onde a fada Rebeca guardava a varinha mágica;
8) a ficha que fala sobre o que caiu de cima do armário;
9) a ficha que fala de como a varinha caiu de cima do armário;
10) a fichas que fala o que veio voando;
11) a ficha que fala em quem a varinha de condão bateu;
12) a ficha que conta que a varinha bateu muito de leve na boneca.
13) a ficha que conta o que aconteceu quando a varinha bateu na boneca;
14) Leitura coletiva do texto todo, utilizando as fichas e possíveis leituras individuais.
15) Valendo 3 pontos: por que na última estrofe da poesia o autor chama a boneca de pobre? “Bateu na pobre boneca...”
16) Valendo 3 pontos: Quem sabe dizer qual foi a transformação que aconteceu.
17) Valendo 5 pontos: Cada grupo cria um título para o texto. A turma convida a especialista da escola para escolher o melhor título. O grupo, criador do título escolhido ganha 5 pontos.
_ Quem fizer mais pontos ganha o jogo que poderá ter uma premiação simbólica ao vencedor e a todas as equipes pela participação. Pode ser adesivo, carimbo no caderno, guloseimas diversas, cartõezinhos personalizados.
Importante: cada professor(a) tem o diferencial de criar e adaptar textos que considerar viáveis e significativos a sua classe,enfim usar e abusar da criatividade. (Bom proveito!)
Texto:
Era uma vez uma menina
que um dia foi boneca.
Vivia sozinha, esquecida
na casa da fada Rebeca.
Foi um acidente fatal.
A borboleta Formosa
derrubou de cima do armário
a varinha poderosa.
Veio voando no ar
a varinha de condão.
Bateu na pobre boneca
feito nuvem de algodão.
BUM!Que transformação!
Contribuição – Sala de Apoio Pedagógico
Rosangela L. S. Vali
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela