Páginas

quinta-feira, 23 de julho de 2015

TDAH ou não - Coordenação Motora Dinâmica e Equilibração

Os exercícios de equilíbrio, tem a finalidade de melhorar o comando nervoso, a precisão motora e o controle global dos deslocamentos do corpo no espaço.
Segundo a Luciana Brites,(Pedagoga especializada em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional e especialista em Psicomotricidade), ressalta que trabalhar o equilíbrio com crianças, jovens e adultos hiperativos(TDAH),muito os auxilia a focar mais atenção e os movimentos por mais tempo em atividades que exijam concentração, no caso deles, muito raro se não forem medicados.
É importante enfatizar que o  equilíbrio, o tônus e a postura formam a base essencial da Coordenação Motora Dinâmica Global, a qual consiste na realização de grandes movimentos com todo o corpo, envolvendo as grandes massas musculares, havendo harmonia nos deslocamentos. Não a precisão nos movimentos, embora seja importante a coordenação perfeita dos movimentos.
Exemplo: marchar, bater palmas, correr, saltar, etc.
Segue aqui algumas sugestões de atividades aplicáveis em casa e na escola.

PULAR:
Pular corda ,
Pular com o pé direito,
Pular com o pé esquerdo.
Pular com os dois pés.

ANDAR:
Andar de mãos dadas.
Andar na ponta dos pés.
Andar com o calcanhar.
Andar sobre as bordas de fora dos pés.
Andar sobre bordas de dentro dos pés.
Andar com as mãos na cabeça.
Andar em círculo em linha sinuosa.
Passo de formiguinha.
Passo de elefante.
Passo de tartaruga.
Passo do anãozinho.

BRINCADEIRAS
BAMBOLÊ: Brincar livremente com o arco.
Entrar e sair do arco.
Caminhar ao redor do arco.
Formar um túnel com os arcos (algumas crianças seguram o arco e outras passam dentro dele).

BOLA: 

Jogar a bola para o companheiro.
Quicar livremente a bola.
Chutar a bola de diferentes maneiras:
Um pé só direito e esquerdo

PARQUE: Balançar. escorregar. Subir.

FAZ DE CONTA: Pianista (mexendo as pontas dos dedos).
Derreter como um sorvete.
Flutuar como um floco de algodão.
Balançar como folhas de uma árvore.
Correr como um rio.
Voar como uma gaivota.
Cair como um raio.
Estátua.
Cabeleireiro.
Baú de roupas.
Médico.
Borboleta: 
Se você fosse uma borboleta, você ela estaria acordando agora, vamos abrir as asas e olhar para o sol dizer bom dia meu amigo sol e com movimentos leves com os braços você vai pousar de flor em flor (esta flor será um amiguinho seu).
Atravessar um rio:
Fazer dois riscos no chão como se fosse um rio, pedir que saltem sem cair na água.

CIRCO:
Um Circo chegou na cidade ele tinha muitos animais ele trouxe um (DIZ O NOME DE UM ANIMAL) Apontar uma criança, esta terá que imitar um animal e as outras terão que descobrir qual animal ela está imitando.
Fazer uma linha no chão, eles terão que andar na linha como se fosse um equilibrista.
Imitar animais:Cachorro. Gato. Tartaruga. Peixinho. Elefante. Cobra.
                                        Bom proveito! 
*Rosangela Vali*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela