Favorecer o aprendizado de mundo. Suas imagens e conteúdos. Significados, ações e caminhos a seguir e experimentar.
No enfoque psicopedagógico, a leitura aproxima, agrega e estimula a imaginação, a construção da identidade pessoal e coletiva. Trabalha o simbólico, o concreto, o abstrato, a imaginação e principalmente a linguagem oral e escrita, o que favorece o aprendizado da escrita e da leitura no processo inicial de alfabetização.
Por isso, deixo aqui algumas dicas de algumas práticas que podem motivar e facilitar em âmbito familiar, educacional ou comunitário:
1- Clube do Livro:
**Pode ser criado com regras próprias e ter como sede, a biblioteca, uma praça, um quintal e a própria sala de aula.
O Clube do LIVRO terá como objetivos: adquirir prazer pela leitura, estimular a imaginação, elaborar uma pesquisa científica, realizar uma análise crítica, ampliar o repertório linguístico,ampliar o repertório literário, imaginar uma sequência lógica , aprender sobre valores e etc.
**É preciso adquirir uma boa quantidade de livros, apropriados para
a idade dos participantes, ou peça para cada um doar um livro. Outras fontes de escrita também podem ser utilizadas no Clube, como: jornais, revistas, gibis, bíblia e etc, pois quanto mais livros o Clube tiver, por mais tempo ele funcionará.
**O dia da troca dos livros deve ser definido
previamente com leitores para que eles se organizem e formem hábito de
leitura. Por exemplo: toda sexta-feira, de quinze em quinze dias, toda
primeira semana do mês, ou todos os dias. O
período de tempo de leitura é relativo. Ao definir o mesmo, é preciso
levar em conta o tamanho do livro.
Se levarem para casa , é interessante pensar no tempo disponível que eles terão para ler (fim de semana?, recesso?, todas as tardes?), e definir uma data para entrega.
Se levarem para casa , é interessante pensar no tempo disponível que eles terão para ler (fim de semana?, recesso?, todas as tardes?), e definir uma data para entrega.
**As regras de funcionamento devem ser claras e coladas no verso do livro ou no crachá do participante que poderá ter um cadastro com assinatura junto ao documento de entrega e devolução do material emprestado.
** Os livros poderão ser numerados e encapados para conservar por mais tempo. (Fica a critério dos organizadores do Clube)
**Construir uma tabela ou documento próprio(caderno/pasta) com a lista dos nomes de todas as crianças que irão participar do Clube.
**Inserir na tabela ou documento de registro os números dos respectivos livros que serão entregues
para cada criança, para manter o controle dos livros na hora da
entrega.
2) Varal ou Quintal de Leitura:
**Disponibilizar e permitir de modo semanal ou quinzenal, a exposição de materiais de leitura em varais chamativos e coloridos...
...ou em espaços maiores,lembrando belos quintais com mesas coloridas, estantes adaptadas, baús, tapetes, etc que sejam de fácil acesso e aconchegantes para ler.
3)Piquenique da Leitura:
**Combinar quinzenalmente ou mensalmente e promover a organização de um ambiente propício que favoreça a atividade de leitura prazerosa (pátio da escola, praças, etc.), incluindo com os elementos próprios para compor um piquenique: toalhas coloridas,cesta de livros, cesta de lanche coletivo após leitura. HUMMM uma delícia em dose dupla!
Outras práticas simples de leitura, mas que acomodem e encantem os leitores mirins, são essenciais para um despertar consciente e evolutivo de aprendizado seja no ambiente familiar ou educacional.
Promover é fundamental!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela