Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

Filhos/Aprendizes são como Navios - Mensagem e Dinâmica para Pais e Professores!


Filhos são como navios… 

Esta mensagem em vídeo ou texto, traz uma bela leitura de vida sobre a relação PAIS e FILHOS! Neste ano compartilhei com Pais em reunião na escola. Foi muito significativo e emocionante.Por isso recomendo a todos os profissionais que trabalham com grupos de PAIS. Disponibilizo o material e dicas de como poderá ser aplicado e adaptado por você.


DICAS:

*pode-se correlacionar a  posição dos pais junto aos filhos como o porto seguro na dinâmica de aprendizagem, onde devam ser o incentivo, o estímulo e o encorajamento para aprender a apreender na escola;

*promover espaço para comentários, troca de ideias e depoimentos de pais. Os relatos são surpreendentes e ótimas oportunidades para acolhimento, aproximação e parceria com a família;

*tornar este encontro positivo e um belo momento para a construção de combinados entre PAIS E ESCOLA(PROFESSORES) de como e o porquê da participação de todos na vida escolar do aprendiz;

*no final do encontro os pais presentes poderão pintar um barquinho ou confeccionar com dobradura, colocar o nome do(a) filho(a) e completar coletivamente um painel com mar, afixando os barquinhos, onde cada filho(a) no dia seguinte, deverá encontrar seu  barquinho e  pegá-lo  para si, como  sinal de presença (porto seguro) e comprometimento de seus pais.


Observação: Disponibilize no painel cópias ou dobraduras de barquinhos  sem colorir para todos os aprendizes com seus nomes, evitando o constrangimento e o pesar dos mesmos, pelos pais que não estiveram presentes à reunião. 


DESEJO um BOM TRABALHO a TODOS!

BOA VIAGEM!


                      Vídeo:Filhos são como navios… (Içami Tiba) 




Texto:  Filhos são como navios… (Içami Tiba) 
Ao olharmos um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.

Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.

Dependendo do que a força da natureza reserva para ele, poderá ter de desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.

Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas.

E haverá muita gente no porto, feliz à sua espera.

Assim são os FILHOS.

Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.

Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto dos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr os próprios riscos e viver as próprias aventuras.

Certos de que levarão os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola – mas a principal provisão, além da material, estará no interior de cada um:

A CAPACIDADE DE SER FELIZ. 

A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL E NA CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos. e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram.
Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partir para as próprias conquistas e aventuras.
Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que

“QUEM AMA EDUCA”.
“COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS”



Anexos: 
Sugestões de  Modelos  de Barquinhos para pintura, Dobradura para confecção e Painel para construção coletiva. 
Inspire-se, use e abuse de material diverso e de sua criatividade!


 


        Na aventura de aprender, pais e professores são a  bússola para o caminho de descobertas e aprendizados na escola e na vida de cada aprendiz.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, amei conhecer, visitarei contantemente com certeza e se permitires gostaria de compartilhar algumas informações do seu blog no meu blog. Um grande abraço! visite: psico09.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga...fico feliz com sua visita e pode contar com minha parceria.Use e abuse do que gostar.Um abraço!

      Excluir
  2. olá, estou visitado o seu blog para encrmentar no meu trabalho da faculdade, ainda não trabalho na area da educação, mas estou me preparando pra isso e logo estarei buscando me aprimorar na educação infafil. um abraço e obrigada pelos conhecimentos que publicou assim sendo clareou minha mente.
    Fernandina rodrigues
    Redenção-ceará
    fortaleza

    ResponderExcluir
  3. Olá, também sou psicopedagoga e adorei o seu blog. Me tornei uma seguidora. Também tenho um blog e ficarei muito feliz em receber sua visita.
    http://cognoartpsicopedagogiaearteterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela