Escolas terão que se adequar e aplicar o programa de tratamento da dislexia, se aprovado o documento em anexo.
Tive acesso pela Psicopedagoga Simaia Sampaio em seu BLOG.
Estou repassando pois considero relevante para nós pais, professores e especialistas.
Confira!
AGÊNCIA CÂMARA 10/06/2012 23h00
O diagnóstico e o tratamento do transtorno serão feitos, de acordo com o texto, por equipe multidisciplinar.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3394/12, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que obriga estados e municípios a manter programa nas instituições de educação básica para diagnóstico e tratamento de estudantes com dislexia.
Conforme a proposta, as escolas deverão ter material didático para aprendizagem de crianças e adolescentes disléxicos. Além disso, os professores da rede de ensino receberão cursos sobre o assunto.
O diagnóstico e o tratamento do transtorno serão feitos, de acordo com o texto, por equipe multidisciplinar, com a participação de educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos.
Dislexia
A dislexia é um transtorno de aprendizagem de leitura crônico, de origem neurobiológica. É o distúrbio de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial, segundo a Associação Brasileira de Dislexia.
Fonte: Correio do Estado da Bahia
BOA NOITE,MINHA FILHA É DISLEXA,TEM GRANDES DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA,ELA FAZ TRATAMENTO DE PSICOTERAPIA,PASSA NO NEUROLOGISTA,FONOAUDIOLOGIA.MAS PRECISA DE AJUDA PSICOPEDAGOGA,GOSTARIA DE SABER ONDE CONSIGO ESTA AJUDA GRATUITA,POIS NÃO POSSUO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA ESTE PROCESSO.OBRIGADA,ANGELITA GONSALES.
ResponderExcluirOlá Angel!
ExcluirComo sua filha faz tratamento acredito que você esteja no caminho certo.
Fiquei um pouco confusa quanto ao seu questionamento sobre ajuda.Ela se refere ao atendimento com psicopedagoga?
Caso seja isso, este serviço é pago e particular, somente se você conseguir um lugar que atenda em equipe de profissionais em conjunto,em todas as áreas que você mencionou.
Em algumas cidades as prefeituras disponibilizam esse serviço, não sei se é o seu caso.Deveria pesquisar em nível estadual e municipal.
Consulte e viste as secretarias de saúde para obter informações.
Penso que você deve ir com calma quanto ao caso de sua filha. A dilslexia em alguns casos ameniza e não cura, mas melhora com muita leitura e atividades visuais como jogos de quebra-cabeças, jogo de memória, caça palavras, cruzadinhas, trilhas com alfabeto e palavras.Enfim, dar a ela segurança e estímulos lúdicos, que descontraem e ensinam ao mesmo tempo.Você como mãe, tem papel importante neste processo.Elogie o que ela acertar e encoraje sempre que ela desanimar.
Baixar a ansiedade e ajudando aos poucos favorece muito a aprendizagem dela.
Tem alguns sites que você pode acessar e obter maiores informações sobre dislexia.
http://www.institutoabcd.org.br/
http://www.dislexia.org.br/
http://www.andislexia.org.br/
Espero que ajude.No momento é o que posso informar.Um abraço e até mais!