O termo 'dificuldade de aprendizagem' começou a ser usado na década
de 60 e até hoje - na maioria das vezes - é confundido por pais e
professores como uma simples desatenção em sala de aula ou 'espírito
bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a
um distúrbio - que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos
ou emocionais - que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.
Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a
criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da
família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da
criança.
Segundo especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem
podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e
dos movimentos do que o considerado 'normal'.
Mas os pais têm que ter cuidado para não confundir o desenvolvimento
normal com a dificuldade de aprender. A psicóloga Maura Tavares Rech,
especialista em psicoterapia infantil, afirma que "toda a criança tem um
processo diferente de desenvolvimento - umas aprendem a andar mais
cedo, outras falam mais cedo - e isso é absolutamente normal, não existe
um 'padrão' de desenvolvimento. Portanto é importante que os pais
respeitem o desenvolvimento geral da criança. Nesta fase o pediatra
torna-se um grande aliado dos pais", diz a psicóloga.
Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam
desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um
sentimento de incapacidade, que leva à frustração.Neste caso, a orientação da psicóloga é de "valorizar o que a criança
sabe para fortalecer sua autoestima". Mostrar para a criança o quanto
ela e boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentivá-la a
desenvolver outras tarefas nas quais ela não é tão boa, é fundamental.
"Os pais têm que dar segurança e atenção para ensinar a criança a
aceitar as frustrações", diz Maura. Criar um ambiente adequado para que
ela desenvolva o estudo e estabelecer limite de horários para a
realização das tarefas são outras dicas importantes da psicóloga.
Mas não se deve confundir dificuldade de aprendizagem com falta de
vontade de realizar as tarefas. Maura afirma que problemas de
aprendizagem podem ser causados por uma simples preferência por
determinadas disciplinas ou assuntos. "Nestes casos um professor
particular pode, muitas vezes, resolver o problema", diz ela.
Se os pais acreditam que seu filho apresenta dificuldades de
aprendizagem, devem procurar um profissional para receber as
orientações.
Neste caso, os psicólogos com especialização em clinica infantil, são os
profissionais adequados para realizar uma avaliação e tratar da
criança, se o problema for gerado por fator emocional. Caso o
diagnóstico da criança for dificuldade cognitiva, a criança deve ser
encaminhada para um psicopedagogo que poderá ajudar no desenvolvimento
dos processos de aprendizagem.
Para obter resultados concretos é preciso ser feito um trabalho em
conjunto entre pais, psicólogos, escolas e professores, que deverão
estar envolvidos com um único objetivo: ajudar a criança. E é
imprescindível que os pais conheçam seus filhos e conversem
frequentemente com eles para que possam detectar quando algo não vai
bem.
Redação Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela