Páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

Q de que...Quando a criança não ALFABETIZA NO TEMPO CERTO!

Estou atendendo em classe de reforço escolar(Apoio Pedagógico), algumas crianças na fase de alfabetização e não conseguem até o momento evolução na escrita e na leitura.Estão muito aquém do esperado.Por isso resolvi pesquisar pela NET  e encontrei neste artigo, da Psicológa-Psicopedagoga,Profa Edna, algumas das respostas para as inquietações do momento.
Vale a pena compartilhar e espero que tirem proveito!
(Rosangela Vali)
Uma alfabetização bem-sucedida é fundamental para toda a vida acadêmica do indivíduo, caso contrário, vão ficar sequelas no processo de aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem vão se acumulando, deixando a criança e os pais cada vez mais perplexos e desesperados. 
Começa, então, uma peregrinação de consultório em consultório, em busca de um diagnóstico que justifique tal fracasso.
As causas de problemas de escolaridade, às vezes, passam despercebidas dos professores e dos pais. O aprender pode ser dificultado devido a problemas de naturezas diversas, do mais aparentemente simples até o mais complexo.

Como se trata de criança, é interessante iniciar pelo pediatra. Este investigará causas como verminose; anemia; adenoides e respiração dificultosa; otite, que prejudica a audição; viroses com o sistema imunológico baixo; e outras tantas coisas que deixam a criança sonolenta, cansada, desinteressada, deprimida, e tudo isso vai repercutir no desempenho escolar. 
Problemas sensoriais, por exemplo: a criança tem um déficit auditivo e não consegue captar bem os sons e, logo, não consegue aglutinar, prejudicando sua alfabetização. Ou o problema pode estar em uma das cinco áreas da percepção visual, a saber: coordenação visomotora,  constância perceptual, posição e relação espacial e percepção da figura-fundo. Só nesta última, por exemplo, a criança não consegue destacar o estímulo das demais coisas ao seu redor, tudo é estímulo ao mesmo tempo, e ela terá dificuldade de concentração. Esse é um caso bem típico da criança dita hiperativa.^
Quanto ao aspecto mental, é importante entender que existem os que não aprendem porque não podem e outros porque não querem, isto é, não lhes interessa o saber. Eles estão alheios à nossa realidade. São crianças física e intelectualmente sadias, mas que estão encouraçadas, encapsuladas dentro de si mesmas. Como não simbolizam nada, também nada aprendem, desde que não tenham assistência. São as crianças psicóticas.
Às vezes, o problema não está na criança, e sim no desconhecimento das etapas do desenvolvimento infantil, caso ponham textos de metáforas para a criança interpretar, pois, segundo Piaget, dos sete aos onze anos, a criança, no Período Operatório Concreto, encontra-se, ainda, relativamente ligada aos aspectos fenomênicos do aqui e agora, precisando superar uma por uma várias propriedades do conhecimento, uma vez que seus instrumentos cognitivos são ainda suficientemente formais, desligados e dissociados do assunto com o qual trabalham (em matemática, também não conseguem resolver problemas de múltiplas variáveis). Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget (Flavell, pág. 209).
O mais importante é que entendam que, se há algo errado com a criança, é preciso procurar ajuda e orientação profissional o mais cedo possível. Que não recriminem nem castiguem a criança, pois ela não tem culpa de suas dificuldades, mesmo que ela se apresente preguiçosa, sem iniciativa ou não queira ir à escola. É preciso investigar as causas desse comportamento. 
A palavra mágica é respeito. Recomenda-se ao pai que preste atenção ao filho; que o trate como se fosse o filho do vizinho, isto é, com todo o respeito e consideração. O pai deve estabelecer limites aos filhos, mas também deve dialogar, pedir e pedir por favor: isso não lhe tira a autoridade paterna. O pai que entender isso terá sempre um filho amigo e será sempre o melhor amigo do filho. Tudo isso são pequenas coisas, mas de efeitos enorme no trato com as crianças.

Fonte:
Edna Gomes Gabriele (http://www.construirnoticias.com.br)

2 comentários:

  1. Thanks for finally talking about > "Q de que...Quando a crian�a n�o ALFABETIZA NO TEMPO CERTO!" < Loved it!

    Check out my page Nike Air Jordan

    ResponderExcluir
  2. Olá Multiplicadora Rosângela, felicidades para toda sua casa!

    Dia 05/07 estamos completando um ano de atividades. Vou confessar que não é nada fácil ter que organizar todas as postagens constantemente, atender inúmeros pedidos em off, porém fazemos com muito carinho e procuramos fazer o nosso melhor da forma que é possível para nós, em virtude de tempo e cansado do trabalho.

    No momento estamos de férias do trabalho e, para aproveitar esse tempo extra (as férias) queremos pedir a você em especial que convide outros educadores para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Assim nossa festa no dia 05/07 será ainda mais abrilhantada. Vamos alargar nossas fronteiras! Todos pela Educação!

    DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS PROFESSORES o EDUCADORES MULTIPLICADORES.

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Por de falta de tempo, pedimos desculpas pela demora em lhe visitar.
    .
    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve. Agradecemos sua compreensão!

    Atenciosamente,

    IRIVAN

    ResponderExcluir

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela