terça-feira, 21 de maio de 2013

Q de que...Quando a criança não ALFABETIZA NO TEMPO CERTO!

Estou atendendo em classe de reforço escolar(Apoio Pedagógico), algumas crianças na fase de alfabetização e não conseguem até o momento evolução na escrita e na leitura.Estão muito aquém do esperado.Por isso resolvi pesquisar pela NET  e encontrei neste artigo, da Psicológa-Psicopedagoga,Profa Edna, algumas das respostas para as inquietações do momento.
Vale a pena compartilhar e espero que tirem proveito!
(Rosangela Vali)
Uma alfabetização bem-sucedida é fundamental para toda a vida acadêmica do indivíduo, caso contrário, vão ficar sequelas no processo de aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem vão se acumulando, deixando a criança e os pais cada vez mais perplexos e desesperados. 
Começa, então, uma peregrinação de consultório em consultório, em busca de um diagnóstico que justifique tal fracasso.
As causas de problemas de escolaridade, às vezes, passam despercebidas dos professores e dos pais. O aprender pode ser dificultado devido a problemas de naturezas diversas, do mais aparentemente simples até o mais complexo.

Como se trata de criança, é interessante iniciar pelo pediatra. Este investigará causas como verminose; anemia; adenoides e respiração dificultosa; otite, que prejudica a audição; viroses com o sistema imunológico baixo; e outras tantas coisas que deixam a criança sonolenta, cansada, desinteressada, deprimida, e tudo isso vai repercutir no desempenho escolar. 
Problemas sensoriais, por exemplo: a criança tem um déficit auditivo e não consegue captar bem os sons e, logo, não consegue aglutinar, prejudicando sua alfabetização. Ou o problema pode estar em uma das cinco áreas da percepção visual, a saber: coordenação visomotora,  constância perceptual, posição e relação espacial e percepção da figura-fundo. Só nesta última, por exemplo, a criança não consegue destacar o estímulo das demais coisas ao seu redor, tudo é estímulo ao mesmo tempo, e ela terá dificuldade de concentração. Esse é um caso bem típico da criança dita hiperativa.^
Quanto ao aspecto mental, é importante entender que existem os que não aprendem porque não podem e outros porque não querem, isto é, não lhes interessa o saber. Eles estão alheios à nossa realidade. São crianças física e intelectualmente sadias, mas que estão encouraçadas, encapsuladas dentro de si mesmas. Como não simbolizam nada, também nada aprendem, desde que não tenham assistência. São as crianças psicóticas.
Às vezes, o problema não está na criança, e sim no desconhecimento das etapas do desenvolvimento infantil, caso ponham textos de metáforas para a criança interpretar, pois, segundo Piaget, dos sete aos onze anos, a criança, no Período Operatório Concreto, encontra-se, ainda, relativamente ligada aos aspectos fenomênicos do aqui e agora, precisando superar uma por uma várias propriedades do conhecimento, uma vez que seus instrumentos cognitivos são ainda suficientemente formais, desligados e dissociados do assunto com o qual trabalham (em matemática, também não conseguem resolver problemas de múltiplas variáveis). Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget (Flavell, pág. 209).
O mais importante é que entendam que, se há algo errado com a criança, é preciso procurar ajuda e orientação profissional o mais cedo possível. Que não recriminem nem castiguem a criança, pois ela não tem culpa de suas dificuldades, mesmo que ela se apresente preguiçosa, sem iniciativa ou não queira ir à escola. É preciso investigar as causas desse comportamento. 
A palavra mágica é respeito. Recomenda-se ao pai que preste atenção ao filho; que o trate como se fosse o filho do vizinho, isto é, com todo o respeito e consideração. O pai deve estabelecer limites aos filhos, mas também deve dialogar, pedir e pedir por favor: isso não lhe tira a autoridade paterna. O pai que entender isso terá sempre um filho amigo e será sempre o melhor amigo do filho. Tudo isso são pequenas coisas, mas de efeitos enorme no trato com as crianças.

Fonte:
Edna Gomes Gabriele (http://www.construirnoticias.com.br)

2 comentários :

  1. Thanks for finally talking about > "Q de que...Quando a crian�a n�o ALFABETIZA NO TEMPO CERTO!" < Loved it!

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  2. Olá Multiplicadora Rosângela, felicidades para toda sua casa!

    Dia 05/07 estamos completando um ano de atividades. Vou confessar que não é nada fácil ter que organizar todas as postagens constantemente, atender inúmeros pedidos em off, porém fazemos com muito carinho e procuramos fazer o nosso melhor da forma que é possível para nós, em virtude de tempo e cansado do trabalho.

    No momento estamos de férias do trabalho e, para aproveitar esse tempo extra (as férias) queremos pedir a você em especial que convide outros educadores para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Assim nossa festa no dia 05/07 será ainda mais abrilhantada. Vamos alargar nossas fronteiras! Todos pela Educação!

    DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS PROFESSORES o EDUCADORES MULTIPLICADORES.

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Por de falta de tempo, pedimos desculpas pela demora em lhe visitar.
    .
    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve. Agradecemos sua compreensão!

    Atenciosamente,

    IRIVAN

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Um abraço, Rosangela

RESULTADO EM AÇÂO!



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Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

MotivAÇÃO FAZ BEM!

Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)

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“Ninguém e nada cresce sozinho. Sempre é preciso um olhar de apoio. Uma palavra de incentivo. Um gesto de compreensão. Uma atitude de segurança. Devemos, assim, sermos gratos. Aos que nos ajudaram a crescer. E termos o propósito de não parar. E não passar em vão pela vida”. (autor desconhecido)

Aprender no Coletivo!

"Quanto mais rica

a experiência humana,

tanto maior será

o material disponível

para a imaginação e

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(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)


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