A cor é uma das percepções que mais contribuem para a estruturação do psiquismo humano, proporcionando estados de ânimos específicos e nos ajudando a interpretar e a decodificar a realidade de modo inteligível, numa segunda ação, logo após ao ver. A capacidade de utilizar as cores em um processo de comunicação visual garante, subliminarmente, a absorção de ideias referentes ao contexto no qual está inserida.
Objetivo:
Dinâmica de descontração e integração.
Procedimentos:
Todos de pé, formando um círculo.
Distribuir fitas com as cores: azul, amarelo, verde e vermelho.
Dividir o grupo em territórios
O azul.
O amarelo.
O verde.
O vermelho.
O território azul era bem alegre. As pessoas que lá moravam eram muito animadas. Adoravam bater os pés no chão. Esticar as mãos para cima e fazer festas. Sua bandeira era da alegria e seu grito de guerra era Ê Ê Ê Ê Ê Ê Ê ...
Já o território vermelho, além de quente devido a sua cor, era o território do amor. As pessoas que lá moravam eram muito afetuosas. Adoravam fazer cafunés nos vizinhos, ficar de mãos dadas, abraçar e até beijinhos. Sua bandeira era do coração e seu grito de guerra era Aah...
O território verde era ligado a natureza. As pessoas que moravam lá gostavam de subir em árvores, balançar nos galhos, caminhar pela relva, brincar de imitar animais como o cachorro, o galo, o boi, o gato e até os pulinhos do coelho. Sua bandeira era da ecologia e seu grito de guerra era oh!!!
Faltava então o território amarelo, da cor do sol, este reino era todo energia. E ela vinha do corpo. As pessoas que lá moravam eram energéticas, energizadas. Adoravam trabalhar com a mente e o corpo, gostavam de mexer o corpo, bater palmas, meditar e até passar energia para todos os outros territórios. Sua bandeira era da energia e seu grito de guerra era Rá!!!
Um dia organizou um grande encontro e propôs que os territórios se misturassem, pois cada um iria ter a oportunidade de trocar conhecimentos e fazer novas amizades. E assim aconteceu.
O azul foi correndo encontrar o verde e o amarelo foi de encontro com o vermelho. Cada um procurava dar a mão para alguém, pois assim sentiam-se protegidos. Depois de um tempinho, olha que rebuliço. O azul foi encontrar com o amarelo e o verde com o vermelho. Que legal!!! Logo, uma nova troca, o azul dessa vez foi de encontro ao vermelho e o amarelo ao verde. Com tanta alegria do azul, amor do vermelho, sabedoria do verde e a energia do amarelo, as pessoas não sentiam o tempo passar.
E o rei observando tudo que acontecia ao seu redor, emocionou-se, pois percebeu a alegria no rosto das pessoas. Então propôs que todos os territórios se unissem em um só território e que, daquele dia em diante, ficou conhecido como o “O REINO DAS CORES”.
Desenvolvimento: Antes de iniciar a dinâmica, o professor coloca no meio da sala vários pedaços de papel crepom, de cores diferentes. Exemplo: amarelo, azul, branco, vermelho. O professor pede que todos peguem 5 pedaços de papel de cada cor e peguem um pedaço de fita e cortem em pequenos pedaços, deixando colado na parte da frente da camiseta para ser usada quando necessário.
Agora que todos estão com os pedaços de papel e a fita, vamos começar a caminhar pela sala, olhando no olho dos participantes. O professor pede que rapidamente os participantes encostem a mão nas pessoas que tiverem algum objeto na cor branca, pode ser na camiseta, na calça, no tênis, etc… E fiquem parados por um instante, após o sinal continuam a caminhar e novamente que se encostem a duas cores diferentes. Todos estão mais socializados, vamos começar nossa dinâmica.
Amarelo: amizade;
Azul: sábio;
Branco: paz e tranqüilidade;
Vermelho: alegria e descontração.
Comentário: O professor pode fazer adaptações conforme o grupo, e escolher as cores e o significado delas, está é uma dinâmica muito boa para a socialização.
A vida é uma novidade vibrante!
Desenvolvimento:
**Considerações que podem auxiliar:
*Permitir que o outro partilhe com você e que o(a) ajude.
*Se você for forte, nunca tenha tanto orgulho de sua força, a ponto de pensar que não precisa de apoio.
*Refletir: A minha cor foi importante para o outro? A cor do outro foi importante para mim?
*Mesmo com uma cor escura no momento, você pode expressar bons sentimentos. A força interior existe! O mesmo lápis que escreve o ódio, escreve AMOR.
*Cada um de nós tinha uma cor, mas o desenho que está conosco não tem apenas mais uma cor, tem outras cores.
Quando estamos abertos para receber o outro, a vida é uma novidade vibrante!
1 velho baralho ( não de plástico) ou retângulos de 6 cm por 8 cm em papel cartão.
papel colorido ( há uma variedade à venda em papelarias)
cola
COMO FAZER:
1. Corte o papel colorido no formato das cartas ou dos retângulos. Quatro pedaços de cada cor.
Assim você terá um baralho supercolorido para jogar os seguintes jogos:
QUAL É A COR?
Este é um jogo de reconhecimento das cores. Misture as cartas e quando o participante escolher uma carta, deverá dizer como se chama. Uma a uma.
FORMAS E CORES
Pergunte aos participantes: Como é que você pode arrumar estas cartas? O que você pode desenhar com elas? Encoraje-os a serem criativos.
ELEFANTE COLORIDO
Uma brincadeira bem simples: alguém começa gritando a frase: "Elefante colorido", e o restante do grupo responde: "Que cor?", então alguém diz primeiro uma cor, e todos devem pegar em um objeto que possui a cor mencionada, o primeiro que conseguir pegar num objeto que contenha a cor vai "reger" a próxima partida.
Fantoches / Bonecos
Que matéria interessantíssima!...
ResponderExcluirVou ler com carinho e muita atenção.
Parabéns pela dedicação.
Obrigada!
ExcluirMuito legal! Vou compartilhar com colegas de trabalho em minha escola...
ResponderExcluirAgradeço o carinho da sua visita em meu blog e espero estarmos juntas em 2013...
Amei as dinamicas, Rosangela!
ResponderExcluirQue Deus te capacite sempre mais e mais.
Bjs
Parabéns pela dinâmicas, gostei muito...
ResponderExcluirPesquisei esse conteúdo. Obrigado.
ResponderExcluirAdorei as dinâmicas são diferentes das habituais .Parabéns pela criatividade.
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