- Com objetos sonoros (chocalhos, latas com pedrinhas, sons onomatopaicos, ruído do ambiente, músicas), treinar e localizar, identificação, reprodução e execução dos diferentes sons.
- Jogos de rimas.
- Treinamento de ritmo (através de marcha, palmas e dança, etc).
- Jogos de palavras que iniciam com o mesmo som.
- falar, escrever ou ainda desenhar o som ouvido.
- contar uma história ou elaborar uma frase baseada no som (ou sons - pode mostrar por exemplo 5 sons e pedir que se desenvolva uma história).
- mostrar alguns sons e pedir posteriormente que identifique na ordem os sons ouvidos
- identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenômenos da natureza.
- procurar a fonte de onde se origina determinado som.
- brincar de cobra cega.
- tocar instrumentos musicais.
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO:
BINGO DOS SONS INICIAIS
CAÇA-RIMAS
DADO SONORO
TRINCA MÁGICA
BATALHA DE PALAVRAS
BINGO DA LETRA INICIAL
Esta caixa com dez jogos de alfabetização, foi disponibilizada pelo MEC em 2012 para as escolas com turmas do ciclo de alfabetização. Um manual didático para o professor, sobre o uso pedagógico de cada jogo, acompanha o conjunto.
BRINCADEIRAS:
MORTO-VIVO
**Organizar uma fileira, onde cada criança deverá ficar ao lado da outra. Todas deverão seguir as ordens ditadas pelo professor:
__ Vivo (ficar em pé), Morto (ficar abaixado ou de croque).
**A criança que executar as ordens de maneira contrária deverá sair da brincadeira.
**Vencerá a criança que permanecer até o final da brincadeira, executando as ordens de maneira correta.
O TAMBORIM – envolve Matematica
MATERIAL: fichas com números de 0 a 9
**O animador desta brincadeira pode ser uma criança diferente a cada dia.
**Ele escolhe um número extraído do domínio das crianças. Cada uma das demais crianças têm em sua carteira (dispostas em círculo) algumas etiquetas com algarismos de 0 a 9.
**O animador bate em seu tamborim (que pode ser um tambor ou objeto qualquer) uma vez ou duas vezes, assim por diante.
**O tamborim é abaixado e os alunos devem levantar a etiqueta, com o número correspondente às batidas efetuadas.
VARIAÇÃO: os alunos escrevem um número de 0 a 9 no caderno se acertar as batidas do tamborim, ganha um ponto.
BOM DIA (Boa Tarde)
Alunos em círculo, de mãos dadas, no interior um colega de olhos vendados.
O círculo rodará para a esquerda ou para a direita. O jogador do centro bate os pés e todos param. Ele apontará para círculo e o indicado dirá: Bom Dia. O do centro terá que reconhecer pela voz, dizendo seu nome.
Em caso de erro em o direito de apresentar mais dois nomes. Acertando será substituído pelo jogador indicado, e assim seguirá o jogo.
VARIAÇÃO – tentar reconhecer os colegas tateando-lhes o rosto.Um jogador de olhos vendados e outro com uma sineta, os dois dentro do círculo, o jogador da sineta bate-a e o de olhos vendados tenta pega-lo.
*O QUE CAIU, E ONDE?
Alunos divididos em duas equipes, uma de números pares e outra ímpares.
Colocar o círculo em ordem numérica crescente.
Todos de olhos vendados, o orientador deixa cair um chocalho e chama a atenção para o som que produziu, quando o chocalho cair novamente ele chamará dois alunos um de cada equipe, ex: o 3 e o 10, que deverão com os olhos vendados, sair do círculo e procurar o chocalho.
Nesse momento todos retiram a venda para acompanhar o trabalho realizado pelos colegas.
Quem encontrar o chocalho primeiro ganha 1 ponto para sua equipe.
ATIVIDADES de Registro:
Oi Rosangela! Muito bom e esclarecedor. Obrigada por partilhar. Bom feriado e boa páscoa! Bjs.
ResponderExcluirJussara
caminhandonaarte.blogspot.com.br
OI achei sua matéria ótima. Obrigada por nos ajudar.
ResponderExcluirEsse Blog é fantástico. Amei, pois atendeu minhas necessidades de imediato. Parabéns! Aproveitarei o máximo para trabalhar com meus pequenos da Educação Especial. Farei apenas, algumas adaptações.
ResponderExcluirUm grande abraço,
Maria
Obrigada Maria e colegas por gostarem do material pesquisado e aplicado.Fico feliz em multiplicar e contribuir.sucesso a vocês e voltem aqui sempre que precisarem.Um abraço e até mais!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirbom dia muito boas essa dicas vocês estão de parabéns. eu trabalho numa empresa, e quero fazer uma dinâmica com os colegas mas o nosso tempo é curto, só tem 20minutos para conversa, vocês pode me indicar uma dinâmica que seja legal pra fazer com eles? muito obrigado.
ResponderExcluirOlá!Obrigada pela visita e pelo carinho.Fico feliz que tenha gostado do material e segue uma sugestão.
ExcluirEssa dinâmica rápida tem por objetivo concentrar a atenção dos participantes e o foco nas atividades além de estimular o raciocínio rápido nas respostas as perguntas propostas.
Esse é um jogo de integração e aquecimento, excelente para grupos novos ou início de oficinas e cursos. Responder rapidamente as perguntas do coordenador do jogo, dizendo seu próprio nome ou o nome de outros participantes.
Materiais: Uma sala ampla com cadeiras.
Procedimento: Pedir para que os participantes façam um grande círculo com suas cadeiras.
Quando todos estiverem sentados em suas cadeiras, formando o círculo, o coordenador posiciona-se no centro da roda sem cadeira e começa o jogo, aproximando-se de alguém e dizendo-lhe qualquer das seguintes frutas: "morango, morango" ou "laranja, laranja" ou "limão, limão" ou "cesta de frutas".
Ao ouvir uma das frutas, a pessoa sentada fará o seguinte:
a. Ao ouvir "morango, morango", a pessoa sentada deverá responder seu próprio nome.
b. Ao ouvir "laranja, laranja", a pessoa sentada deverá responder dizendo o nome do companheiro ou companheira que está à sua direita.
c. Ao ouvir "limão, limão", a pessoa responderá com o nome da pessoa que se encontra à sua esquerda.
d. Ao ouvir "cesta de frutas", neste caso todos os jogadores se levantam e trocam de lugar. A pessoa que está no centro da roda tentará também ocupar uma cadeira. Aquele que ficar sem cadeira reinicia o jogo.
Dicas: Observar se os participantes estão atentos e se integrando.
Tempo de aplicação: 20 minutos
Número máximo de pessoas: 30
Número mínimo de pessoas: 10
O tempo de uma atividade é importante devido aos horários corridos do dia-a-dia, no entanto mais do que o tempo gasto ou economizado o importante é nunca perder o foco na qualidade, seja do trabalho prestado ou na entrega do produto final.
Oi, muito legal seu trabalho e parabéns pelo seu blog! Gostaria de saber, qual foi o livro que você tirou as atividades de registro? Valeu!!
ResponderExcluirOi Pedro!
ExcluirObrigada pela visita e retirei as atividades da internet, pesquisando bastante. Você pode salvar no seu computador e depois imprimir.
Abraço e até mais.
Amei seu blog! Obrigada por compartilhar conosco essas dicas maravilhosas.
ResponderExcluirGostaria de ver dicas de como trabalhar o som nasal (m,n) com crianças disléxicas.
Obrigada!