A importância em diagnosticar a discalculia
- a criança;
- os pais;
- os professores;
- os psicólogos e médicos;
- a sociedade.É extremamente raro encontrarmos com uma criança no inicio de sua vida escolar que peça para ser examinada por estar com dificuldades de matemática. Entretanto, os mais velhos o fazem, porque continuam a "falhar" na matemática, e querem saber o porque:"Qual é a razão real para minhas dificuldades em matemáticas? Como posso ser bom em muitos outros assuntos e não na matemática?” Essa situação torna-se frustrante e incompreensível. Um diagnóstico permite que a maioria de crianças mais velhas compreendam a razão para suas dificuldades. Isto ajuda também aos pais a procurar uma ajuda especializada que possa fornecer recursos corretivos apropriados. [O governo deveria oferecer isso].
O que os responsáveis pelas decisões ou um líder sabem é que muito muitos estudantes estão falhando na matemática, uma proporção muito maior do que aqueles que têm dificuldades com línguas. Isto nos chama para a examinar a situação. Se formos relutantes fazer um diagnóstico então estaremos impedindo que as crianças tenham o direito de ser ajudadas.
O diagnóstico da discalculia: CID-10 e DSM-IV
Fazer um diagnóstico é um conceito médico. Durante muitos anos, a ciência médica construiu um modelo biológico para compreensão progressiva dos diferentes transtornos. Este modelo permite desenvolver sistemas de classificação worldwide estandardizados para doenças. Hoje há dois sistemas predominantes.
Devido as críticas recebidas pelo sistema CID, a Associação Americana dos Psiquiatras, (APA), desenvolveu o alternativo DSM (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais). Um dos objetivos principais do DSM é fornecer uma descrição exata de todos os sintomas médicos de modo que seja consultado por doutores ou profissionais de saúde para que possam fazer um diagnóstico correto.
Observação: Antes que um diagnóstico positivo da discalculia seja feito, causas tais como o ensino inadequado ou incorreto, os problemas com visão, audição ou os danos ou doenças neurológicas e doenças psiquiátricas devem ser eliminadas.
CID-10 : F81.2 TRANSTORNO ESPECÍFICO DA HABILIDADE EM ARITMÉTICA
O déficit concerne ao domínio de habilidades computacionais básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão mais do que as habilidades matemáticas abstratas envolvidas na álgebra, trigonometria, geometria ou cálculo.
Inclui:
- Acalculia de desenvolvimento .
- Discalculia.
- Síndrome de Gerstmann de desenvolvimento .
- Transtorno de desenvolvimento do tipo acalculia
- acalculia SOE
- dificuldades aritméticas:
- associadas a um transtorno da leitura ou da soletração .
- devidas a ensino inadequado
Características e Transtornos Associados
Prevalência
A prevalência do Transtorno da Matemática isoladamente (isto é, quando não encontrado em associação com outros Transtornos da Aprendizagem) é estimada como sendo de aproximadamente um em cada cinco casos de Transtorno da Aprendizagem. Estima-se que 1% das crianças em idade escolar têm Transtorno da Matemática.
Curso
O transtorno em geral torna-se visível durante a segunda ou terceira série. Particularmente quando o Transtorno da Matemática está associado com alto QI, a criança pode ser capaz de funcionar no mesmo nível ou quase no mesmo nível que seus colegas da mesma série, podendo o Transtorno da Matemática não ser percebido até a quinta série ou depois desta.
Diagnóstico Diferencial
Critérios CID-10/DSM-IV
A. A capacidade matemática, medida por testes padronizados, individualmente administrados, está acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica, a inteligência medida e a escolaridade apropriada à idade do indivíduo.
B. A perturbação no Critério A interfere significativamente no rendimento escolar ou atividades da vida diária que exigem habilidades em matemática.
C. Em presença de um déficit sensorial, as dificuldades na capacidade matemática excedem aquelas geralmente a este associadas.
Nota para a codificação: Caso esteja presente uma condição médica geral (por ex., neurológica) ou déficit sensorial, codificar no Eixo III.
Traduzido e adaptado do livro What is dyscalculia? Dr B. Adler, 2001, pg. 64 e 65.
http://www.psicologia.com.pt/instrumentos/dsm_cid/cid.phd
• Áreas terciárias do hemisfério esquerdo que dificulta a leitura e compreensão dos
problemas verbais, compreensão de conceitos matemáticos;
• Lobos frontais dificultando a realização de cálculos mentais rápidos, habilidade de solução de problemas e conceitualização abstrata.
• Áreas secundárias occípito-parietais esquerdos dificultando a discriminação visual de símbolos matemáticos escritos.
• Lobo temporal esquerdo dificultando memória de séries, realizações matemáticas básicas.
De acordo com Johnson e Myklebust a criança com discalculia é incapaz de:
• Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;
• Conservar a quantidade: não compreendem que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas.
• Sequenciar números: o que vem antes do 11 e depois do 15 – antecessor e sucessor.
• Classificar números.
• Compreender os sinais +, - , ÷, ×.
• Montar operações.
• Entender os princípios de medida.
• Lembrar as sequências dos passos para realizar as operações matemáticas.
• Estabelecer correspondência um a um: não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras.
• Contar através dos cardinais e ordinais.
Os processos cognitivos envolvidos na discalculia são:
1. Dificuldade na memória de trabalho;
2. Dificuldade de memória em tarefas não-verbais;
3. Dificuldade na soletração de não-palavras (tarefas de escrita);
4. Não há problemas fonológicos;
5. Dificuldade na memória de trabalho que implica contagem;
6. Dificuldade nas habilidades visuo-espaciais;
7. Dificuldade nas habilidades psicomotoras e perceptivo-táteis.
Dicas para o professor:
Acalculia e Discalculia.
Minhas Sugestões:
Já foram aplicadas e trouxeram significativa evolução de rendimento na matemática por trabalharem a atenção, concentração,sequência, ritmo, organização espacial, temporal.
- Jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatro saquinhos.
- Novamente, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um, sem tocar nos restantes; repetir a etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.
- Repetir tudo, mas desta vez pegando um saquinho e depois os três restantes ao mesmo tempo.
- Jogar os saquinhos, pegar um, jogá-lo para o alto, pegar os quatro saquinhos restantes de uma só vez e em seguida pegar o saquinho que estava no ar sem deixar cair nenhum.
- Na última etapa, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um sem tocar nos demais; com a outra mão, formar um túnel por onde os quatro saquinhos restantes deverão ser passados, um de cada vez, enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.
Que profissional devo procurar para obter diagnóstico? Neurologista,psiquiatra ou neuropsicólogo/psicologo? Obrigada!
ResponderExcluirOi Alice!
ResponderExcluirObrigada pela visita ao blog e volte quando quiser.
Quanto ao diagnóstico quem pode realizar é um profissional da área médica, preferencialmente o neurologista.
Você pode procurar uma equipe multidisciplinar com fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo,terapeuta ocupacional que poderão fazer uma triagem e um encaminhamento para um profissional da área neurológica.
Espero que tenha ajudado.Qualquer dúvida, entre em contato.
Um abraço, Rosangela.
Amei o blog! sou neuropsicopedagoga, pedagoga e me ajuda muito o blog. Parabéns!!!
ResponderExcluirQue alegria! Consegui através do conteúdo que você postou, um bom suporte para entender melhor e atuar mais significativamente junto aos professores e alunos que apresentam tais dificuldades de aprendizagem.
ResponderExcluirPor favor, continue socializando conosco seus conhecimentos e experiências.
Olá. Eu tenho 14 anos e sempre tive dificuldades sérias em matemática. Sou considerada uma das melhores alunas da minha sala, me saio muito bem eu outras matérias, e sou muito elogiada por professores,exceto pelo de matemática, é claro. Sempre passei em matemática "arrastada" ou com a nota arredonda para 6,0, já que sou boa aluna. Mas, de três anos para cá, tenho percebido que a situação vem piorado, porque tenho a sensação de que não consigo acompanhar a minha turma, e já fiz 3 provas globais. Gostaria de fazer esse teste, só que não sei como pedir a minha mãe. Por conta das minhas notas baixas, ela acredita que sou desleixada e não estudo. Mas a verdade é que eu estudo, mas não consigo melhorar minhas notas. Como falar com ela sobre isso?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirTalvez o seu caso deveria ser trabalhado por um especialista de aprendizagem, no caso um um profissional psicopedagogo(a) para fazer um levantamento de todas as reais condições de aprendizagem que vc apresenta e o que possa estar lhe prejudicando. Fale com sua mãe que está com vontade de procurar esse profissional que lhe poderá ajudar na área de aprendizagem e a até a escola de como trabalhar com você. A nossa matemática é muito teórica e cheia de fórmulas e cálculos abstratos e sem significação e interesse para quem estuda. Outra sugestão é o método específico em ajudar na área lógica matemática que ´o método http://www.kumon.com.br/aprender-matematica/ ou procurar um professor particular. Nosso cérebro tem várias áreas de aprendizagem e pode ser que o seu hemisfério esquerdo que é caracterizado pelo raciocínio lógico, fala, matemática, linhas, etc, esteja precisando de estímulos e recursos didáticos que lhe ajudem a entender e aprender mais a matemática. Peça para a sua mãe ler sobre discalculia, sobre o funcionamento do cérebro a respeito do que lhe indiquei, espero que possa ter ajudado você e desejo melhoras e paz para você. Qualquer coisa pode escrever para mim direto no e-mail rosangelavali@hotmail.com
Abraço!
Olá, eu tenho muita dificuldade com a matematica, tanto que nao consegui formar o ensino médio,consegui o fundamental porque empurraram mesmo, em humanas sou excelente, escrevo e leio bem, mas em matematica nunca obtive sucesso, tanto que comecei a trabalhar e ai me mandaram a virar caixa eu pedi pra sair do emprego, tenho dificuldades com coisas simples, com calculos que minha sobrinha de sete anos ja faz :(, sofro com isso diariamente, pesquisando encontrei essa materia falando sobre discalculia, penso que meu problema possa ser esse.
ResponderExcluirOi Mari. Você tem habilidades linguísticas acentuadas e que devem ser exploradas e aproveitadas em seu benefício a nível profissional e pessoal. Acredito que consultar um psicopedagogo é viável para fazer todo o levantamento de hipóteses para analisar o que venha ser e de onde venha sua dificuldade na área lógica matemática. O psicopedagogo é especialista na área de aprendizagem humana, independente da idade. Desejo tudo de bom e que você tenha êxito em suas iniciativas e ações para o seu aprender em Matemática.Beijo grande.Conte comigo.
ExcluirEu consegui concluí o ensino médio porq me passaram mas nunca aprendi matemática minha cabeça se confundi de mais com contas tão simples... Por conta disso sofro muito e me acho muito fracassada tenho muita vontade de fazer faculdade de fisioterapia mas quando vi sobre o assunto caí fora porq leva cálculo.... Enfim, sou um fracasso por conta da matemática minha cabeça se confundi com números, símbolo... Affff tenho 31 anos sei que tenho isso
ResponderExcluirEu sei que não se deve fazer um autodiagnostico mas tudo que tenho pesquisado a respeito indica que tenho Discalculia. Terminei o ensino médio em 2013, sou muito bom em área de humanas, faculdade de escrita e leitura. Na verdade é o que mais amo, mas a matemática é um problema pra mim. Tenho 20 anos e isso tem me atrapalhado a vida toda: nunca aprendi a tabuada, números romanos, contas simples de + e - e várias outras coisas simples. Passei de ano "empurrado", ensino público etc. Só sei que isso me atrapalha, e me envergonha. E está me atrapalhando no vestibular, só consigo boas notas nas matérias de humanas, e mesmo tirando mais de 800 em redação minhas notas em exatas são ruins demais e me prejudicam a ingressar numa faculdade... Sou um fracasso mesmo. Qual profissional devo procurar pra saber se é esse mesmo o meu problema? E hoje, com 20, existe alguma forma de amenizar isso? Pq "cura" eu já vi que não tem.
ResponderExcluirOlá, tenho 26 anos e sempre apresentei dificuldade em matemática, não consigo efetuar cálculos com rapidez, tenho muitas dificuldades em porcentagem e equação, em compreender problemas matemáticos. Gostaria de saber, que profissional posso recorrer?
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