Construção de Quantidades e Números
• Ordenar os objetos para que todos sejam contados e somente uma vez (seriação);
• Ordenar os nomes aprendidos para a enumeração dos objetos, utilizando-os na sucessão convencional, não esquecendo nomes e nem empregando o mesmo nome mais de uma vez;
• Estabelecer a correspondência biunívoca e recíproca nome-objeto; e finalmente;
• Entender que a quantidade total de elementos de uma coleção pode ser expressa por um único nome.
Matemática no Quadro Valor de Lugar
Quadro Valor Lugar (QVL)
JOGO DO 10
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Mundo da Matemática! Breve Reflexão!
Construção da Matemática - Alfabetização
Sabe-se que a criança tem contato com o número mesmo antes de ingressar na escola: número da casa, idade, telefone, data de nascimento, etc. A partir dos primeiros contatos com a numeração dentro e fora da escola o estudante começa a estabelecer as primeiras hipóteses a respeito do processo de representação de quantidade, necessárias para compreender o Sistema de Numeração Decimal. |
CORES...QUANTIDADES...NÚMEROS...DIVERSÃO!!!
O jogo contribui muito para desenvolver o raciocínio da criança.
No jogo com os dados de cores, quantidades e números e com as tampinhas de garrafa pet, as crianças tiveram a oportunidade de construir conhecimentos.
Qual a cor? qual a quantidade? quais tampinhas devo pegar?
Construindo sequências!
Blocos Lógicos
Matemática Interativa-ÁBACO
Ábaco de pinos
Ábaco horizontal ou ábaco do 100
Ábaco reciclável
Vamos agora adicionar 167 a 265:
» representamos 265 no ábaco.
» acrescentamos 167 ao 265 representando no ábaco, ou seja, 7 unidades + 6 dezenas + 1 centena.
» juntamos um grupo de 10 unidades e trocamos por uma dezena.
» juntamos um grupo de 10 dezenas e trocamos por uma centena.
» em seguida, lemos o resultado obtido:
4 centenas, 3 dezenas e 2 unidades, ou 400 + 30 + 2 = 432. Para facilitar esta compreensão, sugere-se a utilização do ábaco. Nas explicações que seguem, o ábaco apresenta-se simplificado, que mencionamos na lição número um.
Começe por um exemplo simples, adicionando 123 a 530:
» representamos 530 no ábaco.
-----
» agora, lemos o resultado obtido:
6 centenas, 5 dezenas e 3 unidades ou 600 + 50 + 3 = 653
Mais Atividades com o Ábaco (Anos Iniciais)
Represente as quantidades de cada figura no ábaco e escreva o numeral correspondente:
________
________
____
Escreva o numero corresponde ao numeral formado nos ábacos a seguir:
Com a utilização do ábaco resolva as seguintes operações, e em seguida resolva no quadro de ordens:
12 + 8 =
23 + 11 =
38 + 57 =
62 + 45 =
agora lemos o resultado
na casa das dezenas, onde temos 2 bolinhas, não podemos retirar 3;por isso desagrupamos uma centena convertendo-a em dez dezenas
representamos o 563 no ábaco
a seguir, das três unidades subtraímos 2, das 6 dezenas subtraímos 4 e das 5 centenas subtraímos 1
É importante perceber a relação existente entre o que fazemos com o ábaco e o que fazemos com os símbolos do nosso sistema de numeração. A compreensão desta técnica apóia-se na compreensão do nosso sistema numérico.
representamos o 725 no ábaco
a seguir, das 5 unidades subtraímos 1
agora, na casa das dezenas, temos 12 bolinhas e podemos retirar 3
Diga aos alunos que o ábaco é uma máquina de contar e calcular muito antiga: tudo indica que há muito tempo chineses, gregos e romanos já usavam o ábaco.
O ábaco que nós vamos usar é chamado “ábaco de pinos” e é mais ou menos assim: (reproduza na lousa a ilustração abaixo).
Distribua as caixas de ovos (metade de uma embalagem de meia dúzia) e cinco varetas para cada aluno. Oriente-os na construção do ábaco, dizendo que devem espetar a vareta entre um e outro espaço onde ficam os ovos:
Distribua o macarrão de furinho (ou outro tipo de material que você possa usar como unidade) e peça que eles coloquem dentro de um recipiente.
Palitos de churrasco
canudos ou massa de macarrão colorida.
Papel + hidrocor + cola de isopor.
Tinta guache
Observação:pode ser adaptado carrinhos no lugar dos coelhinhos, principalmente quando há grupos de meninos que adoram este tema.
Os textos curtos e simples envolvem as crianças, como no poema “Meu Aquário”:
http://www.pluricom.com.br
Amei, obrigada, me ajudou muito!
ResponderExcluirAdorei as dicas, muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.
ResponderExcluirAmei o seu blog! Obrigada pelas dicas.
ResponderExcluirMaterial riquissimo, adorei. Vou usar tá.
ResponderExcluirQue blog completo, perfeito!
ResponderExcluirExcelentes ideias. Obrigada,
ResponderExcluirLu
excelente material de pesquisa
ResponderExcluir