Material:
- 10 fichas coloridas (vermelhas, azuis, verdes e brancas) numeradas de 0 a 9;
- Cartaz básico (tamanho A4) com cores variadas
Desenvolvimento:
Cada jogador pega uma ficha de cada cor e registra o número formado no quadro somando os valores.
Em seguida passa a vez ao colega. Depois da última jogada ganha aquele que conseguir formar o maior numeral.Este jogo é utilizado para trabalhar o conceito de ordens e classes, podendo ser adaptado para o primeiro e segundo ciclo. O mais importante é a interação.
Os participantes podem ajudar um ao outro, mutuamente, sem interferir no desempenho do vencedor.
O professor deve acompanhar o registro do jogo e fazer as explorações possíveis, graduando as intervenções a cada dia do jogo.
Registro – jogo das fichas coloridas
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Aluno(a) |
Cartas/Jogadas | Vermelha | azul | verde | branca | Número formado |
1ª | | | | | |
2ª | | | | | |
3ª | | | | | |
4ª | | | | | |
5ª | |
| | | |
BOTAS DE MUITAS LÉGUAS
Organização da classe:
- Poderá ser realizado com toda a turma, duas equipes ou duplas;
Capacidades a serem trabalhadas:
- Compreender o processo da multiplicação, da divisão e construir fatos básicos;
Material:
- 2 dados;
- Folhas com várias retas numéricas;
Desenvolvimento:
Primeira proposta: Desenhar uma reta numérica no chão.
Um aluno inicia, jogando dois dados diferentes, para representar na reta com passos.
O lado do dado maior indicará a quantidade de passos e o lado menor, indicará o tamanho de cada passo.
Outro aluno verifica onde o colega parou para marcar os pontos daquela equipe.
E assim todos farão o mesmo procedimento, disputando quem chegou mais longe.
Segunda proposta: O professor entrega a folha das retas numéricas para as duplas, que jogarão os dados para efetuar as jogadas traçando com o lápis, os passos, seguindo as mesmas regras da primeira
proposta.
Ganhará o jogo quem conseguir avançar mais longe na reta numérica.
O professor deverá fazer intervenções para levar o aluno a relacionar as jogadas com a multiplicação e a divisão.
Ex.: 4 passos de 3 distâncias chegará no número 12.
DIAGRAMA DOS HEXÁGONOS
Organização da classe:
- Formar duplas, trio ou individual;
Capacidades a serem trabalhadas:
-Desenvolver coordenação motora fina;
- Construir conceitos de fração, área e perímetro;
- Identificar figuras geométricas;
Material:
- Folha chamex com 4 hexágonos divididos de forma diferente;
- Lápis de cor, tesoura;
Desenvolvimento:
Colorir os hexágonos nas respectivas cores: amarelo, azul, vermelho e verde.
Recortar todas as linhas internas e externas dos mesmos.
A seguir montar um hexágono maior com todas as peças, a partir do amarelo que fica no centro da nova montagem.
É importante que durante a atividade o professor faça as intervenções, levando o aluno a compreender novos conceitos: área, perímetro e fração equivalente.
Exemplos:
1- Quantos triângulos pequenos cabem dentro do novo hexágono?
2- Que fração do novo hexágono, são as peças de cores:
amarela____
azul ___
verde____
vermelho____
3- Quais polígonos você formou quando recortou os hexágonos pequenos?
4- O que você observou no hexágono maior em relação à área de cada cor?
5- o que aconteceu com o perímetro do novo hexágono?
Fonte: Atividades e jogos com números
JOGO DAS POSSIBILIDADES
Organização da classe:
- Formar grupos com 4 a 5 participantes;
Capacidades a serem trabalhadas:
- Trabalhar fatos simples;
- Desenvolver atenção, concentração e raciocínio lógico;
- Explorar conceito intuitivo de probabilidade;
Material:
- 2 dados coloridos;
- Tabuleiro com escudos dos times;
- Quadro de registro das jogadas;
Desenvolvimento:
Cada participante escolhe ou sorteia o time para apostar.
O primeiro jogador lança os dois dados de cores diferentes e observa se
a coluna horizontal e vertical contém o escudo do time que ele escolheu.
Se tiver nas duas colunas soma os pontos dos dois dados, se tiver
apenas em uma das colunas, subtrai os números dos dados.
Caso não tenha em nenhuma das duas colunas passa a vez para o
colega.
Cada jogador registra no quadro as jogadas.
Ganha o jogo o participante que obtiver o maior número no total.
Intervenções possíveis:
- Quais os times mais difíceis de sair?
- Como posso obter a pontuação 12?
- Qual o time que tem as mesmas chances de sair?
- Pode-se também substituir os fatos da adição pela multiplicação e da
subtração pela adição
REGISTRO – JOGO DAS POSSIBILIDADES / TIMES |
Aluno(a) |
Jogadas/Times | 1ª jogada | 2ª jogada | 3ª jogada | 4ª jogada | 5ª jogada | Total |
| | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
| | | | | | |
Para visualizar melhor e copiar, clique na imagem para ampliar.
DOMINÓ HUMANO
Pratinho dos fatos ( fixar fatos da multiplicação, adição ou subtração)
Pratinho dos fatos ( fixar fatos da multiplicação, adição ou subtração)
Pratinho das ordens
Representação dos Fatos
Operando com varetas
Descubra o número intruso
Marcos Noé-Equipe Brasil Escola
Sou amiga da Natureza e sou adepta do verbo reciclar.Guardo materiais e depois vou pesquisando e construindo jogos com os aprendizes.
Aqui fiz uma coletânea para embasamento.Aproveite, se você também sintoniza com esta prática.
(Rosangela Vali)
1-Jogo da Memória de 1 a 10
★ 20 copinhos de iogurte (todos da mesma cor)
★ 2 bandejas de ovos (de papelão)
★ 1 pedaço de E.V.A. ou cartolina branca
★ Canetinha preta
★ Cola quente
1. Na cartolina ou no E.V.A., recorte 20 quadrados da mesma medida da parte de cima do copo. Escreva duas vezes os numerais de 1 a 10 com a canetinha, um em cada quadrado. Cole cada quadrado na parte de cima do copinho, totalizando 20.
2. Apoie cada copinho na bandeja com o número virado para baixo, no vão em que os ovos são encaixados. Coloque os copinhos de forma aleatória nas bandejas.
3. Cada aluno, na sua vez, vira dois copinhos e os encaixa no vão. Se encontrar os pares correspondentes, retira os potinhos. Se não encontrar, vira-os com a boca para baixo novamente, e passa a vez ao próximo aluno. Ganha quem tiver mais pares.
2-Formas Geométricas
★ Canudinhos de refrigerante e tampinhas de garrafa PET
★ Cartolina ou papel-cartão
★ Caixa de madeira ou papelão com uma abertura para a criança colocar a mão
1. Recorte fichas na cartolina e desenhe uma forma geométrica em cada uma.
2. Coloque as fichas dentro da caixa. Cada aluno deve retirar uma ficha e reproduzir a forma geométrica utilizando os materiais recicláveis.
3-Sequência de Cores
★ Pratinhos coloridos de plástico
★ Fita dupla-face
1. Divida uma parte da lousa na horizontal em três partes com a fita dupla-face.
2. Cole pedaços da fita atrás dos pratinhos.
3. Comece três sequências de cores, colando os pratinhos na lousa. Cada aluno deve continuar uma das sequências, colando os pratinhos restantes até o final do quadro. Faça novas sequências, alterando as cores, até que todos os alunos tenham participado.
4-Sequência lógica de cores,
organização e coordenação
Construído com rolinhos de papel higiênico( sucata), auxilia na discriminação visual com comandos ou não. De acordo com a faixa etária podemos ir aumentando o grau de complexidade.
5-Trabalhando a Atenção
Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro.
6-Contagem e Associação ao Símbolo Escrito
Trabalhando quantidades, também construído com rolinhos de papel higiênico(sucata).
7-Quanto conto?
Trabalha a quantidade que poderá seu aumentada de acordo com o grau de complexidade e ficha numérica apresentada.
Fonte:http://sandrabrining.blogspot.com/2009_05_01_archive.html
8-CORRIDA DOS COELHINHOS
MATERIAL: caixas de ovos,tinta ,tampinhas de garrrafa pet,dadinho feito de papel colorido cartão,cola quente,papel cartão
COMO FAZER: Pinte com as crianças caixinhas de ovos com tinta guache,cada caixa de uma cor,após confeccione coelhinhos coloridos de papel cartão(você pode criar outro animalzinho como cavalos,etc.)
Cole os coelhos nas tampas de garrafa pet com cola quente.
Faça números de 1 a 6 para colar nas caixas de ovos.
OBS: cada coelho tem que corresponder a cor que deve ter nos dados.
COMO JOGAR: O jogo deverá ter 4 jogadores ou menos,cada um joga o dado de uma vez,após a jogada do dado a cor que cair será o coelho que vai correr,uma casa por vez,quem chegar primeiro no número 6 é o vencedor.
As crianças deveram seguir a sequência dos números pulando sempre uma casa.
Observação:pode ser adaptado com carrinhos, cavalinhos e outros que a sua criatividade fluir, no lugar dos coelhinhos, principalmente quando há grupos de meninos que adoram este tema.
Bom dia amiga Rosângela
ResponderExcluirOs jogos facilitam o desenvolvimento das estratégias mentais. Excelentes sugestões minha flor. Amei as dicas. Um excelente final de semana
Beijos e carinhos
Gracita
Rosangela, adorei as dicas. Enquanto a criança não sai do estágio perceptivo motor é necessário trabalhar com o material concreto para que ocorra o avanço do estágio, até que abstraia. Obrigada pelas dicas, adorei todas.
ResponderExcluirAbraços
Amalia Cardoso Psicopedagoga e Educadora Especial