PSICOMOTRICIDADE na Aprendizagem Escolar
Então penso que é preciso fazer um planejamento de ações e de atividades em parceria com professores de Educação Física e de Arte que contemplem a Psicomotricidade como uma prática pedagógica que objetiva colaborar para o desenvolvimento global da criança no processo de ensino e aprendizagem, abordando os aspectos de ordem física, mental, e sócio-cultural, visando coerência com a realidade dos aprendizes.
A Psicomotricidade é a capacidade de coordenar os movimentos pressupondo o exercício de múltiplas funções psicológicas, motoras, de memorização, atenção, observação, raciocínio, discriminação, etc. O entendimento dos processos relacionados à motricidade é de suma importância para o planejamento pedagógico e psicopedagógico, centrado no desenvolvimento do aprendiz. Várias crianças tem apresentado déficit de aprendizagem devido a ausência de trabalhos focando certas habilidades necessárias a este avanço. Neste caso é necessário o apoio de um Psicopedagogo, que fará o diagnóstico e certamente, indicará a melhor maneira de se trabalhar com estas crianças. Todavia, este quadro pode ser evitado, se as Instituições responsáveis pela Educação Infantil adotarem o "brincar" como recurso necessário e diário em seus planejamentos.
Escrita Espelhada - Definição e Ações!
Movimentos de pinça (pegar objetos com a ponta dos dedos), soprar canudinhos (bolinha de sabão), confeccionar pipas e brinquedos, rasgar e embolar papeis, reconhecimento de partes do seu corpo (macaco disse), favorecem o pegar no lápis e nos demais objetos escolares, estimulam o traçado das letras e a observação das diferenças entre b e d, por exemplo.DICAS para os PAIS e PROFESSORES Coordenação Motora
2. Esse exercício é muito bom mas funciona melhor se você tiver uma maçaneta redonda.O processo é o mesmo do número 1. Pegue um timer e marque quantas vezes a criança consegue rodar a mão para abrir a porta. Esse movimento é bom para o pulso e, com certeza, vai ajudar a criança a posicioná-lo na hora de escrever.
3. Providencie um daqueles brinquedos de plástico que se coloca na banheira para a criança brincar. Sabe aqueles fáceis de apertar? Brinque com a criança no banho que é mais divertido, mas deixe que ela aperte o brinquedo. Esse movimento ajuda na flexibilidade dos dedos.
4. Arranje um chocalho para o próximo exercício. Você pode inclusive confeccionar um com garrafinhas de plástico de refrigerante e macarrão, milho ou lentilha dentro. Ensine a criança a balançar o chocalho para frente e para trás mas sem mexer o braço, somente o pulso. Se for necessário, nas primeiras vezes, segure o anti-braço da criança para que ela não o mexa. Esse exercício dá mais agilidade para o pulso.
5. Coloque areia numa bacia e faça desenhos junto com a criança. Incentive o uso do dedo indicador na confecção do desenho. Deixe que a criança brinque depois. Explore outras texturas com a criança. Tinta, milho, arroz, creme de barbear, água com anilina colorida e algodão são outros exemplos.
6. Rasgar jornal e papel também ajuda. Você pode convidar a criança para depois fazer uma chuva de papel ou uma grande colagem.
7. Compre uma folha de EVA e recorte algumas figuras (de preferência as preferidas da criança). Por exemplo, se ela gosta de carros,corte figuras de um carro comum, um de corrida e um jipe. Se a menina gosta de brincar de bonecas, corte uma camiseta para boneca, chapéu e bolsinha. Escolha duas figuras apenas para começar. Faça um furo no meio das figuras e entregue um cadarço para a criança. Sentado atrás da criança faça com ela o movimento de constura, enfiando o cadarço nas figuras. Primeiro use sua mão por cima da criança. Aos poucos, faça menos pressão nos movimentos até que a criança coloque duas figuras independentemente. Aí sim você pode incorporar mais figuras. Esse exercício ajuda muito no movimento de pegar o lápis. Aconselha-se começar com figuras de EVA para depois passar a pequenas contas.
8. Ensine a criança a desenhar linhas. Faça primeiro umalinha horizontal _________ e diga a ela: “Copia o que eu faço”// “Faça isso!” e deixe ela copiar. Se a criança não conseguir fazer, utilize a sua mão por cima da dela para que ela consiga sucesso no início. Aos poucos diminua a pressão até que a criança consiga fazer o exercício sozinha. Depois de fazer ________, passe para linha vertical, X, + , O, , D. Mais tarde tente sol, face, pessoa, árvore,etc.
*Recortar com tesoura:• Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.• Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.• Recortar tiras de papel largas e compridas.• Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.*Passar andando por dentro de caminhos feitos com cordas estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que se seguem.• Com caneta hidrográfica passar um traço entre duas linhas paralelas.•
*Pintar:• Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.
*Dobrar:• Dobrar folha de papel ao meio, na altura de linhas pontilhadas (horizontais e verticais) marcadas na folha. • Dobrar guardanapos de papel e de pano em retas perpendiculares e diagonais em relação às bordas. • Dobrar papel e montar figuras (cachorro, chapéu, sapo, flor, etc.)
(Rosangela Vali)









Gostei demais dessas atividades e estou recortando para usar em minha prática pedagógica.
ResponderExcluirAdorei seu blog, compartilhei uma de suas postagens em meu blog. O material do seu blog enriquecerá meu trabalho.
ResponderExcluirMuito bom! Sempre pensei que há relação da psicomotricidade com alfabetização, agora tenho certeza. obrigado
ResponderExcluirAmei seu blog.A psicomotricidade é de grande relevância para a educação infantil
ResponderExcluirOi Delma e colegas que gostaram da postagem.Com certeza, a psicomotricidade é um elo importante de desenvolvimento e acompanhamento junto à alfabetização cognitiva. Movimento, espaço, motricidade são o alicerce para a construção da escrita e da leitura. Um abraço a todos e voltem sempre. Gosto de compartilhar e contribuir. Ampliemos nossos horizontes sempre mais em prol de uma prática eficiente e significativa.Abraço a todos.
Excluirmuito obrigada pela dedicação com que vocês tem com a educação,estou tentando alfabetizar minha filha aos 4anos e sei que essas brincadeiras nas ferias serão muito boa.fica na paz,obrigada de coração
ResponderExcluirAdorei seu blog, as atividades vão me ajudar em meu trabalho. Parabéns, muito obrigada.
ResponderExcluirAdorei seu blog, gostei muito de saber sobre Transtorno Desenvolvimento de Coordenaçao
ResponderExcluirAdorei seu blog, parabéns! Amei.
ResponderExcluir