quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ALFABETIZAÇÃO com Habilidades Visuais




Percepção Visual refere-se a capacidade do cérebro de fazer sentido do que os olhos veem. Este não é o mesmo que o Acuidade Visual. Boas habilidades perceptivas visuais são necessárias para leitura e escrita, recortar, desenhar, completar problemas de matemática, bem como muitas outras habilidades. Uma criança que tem problemas com o processamento perceptual pode ter dificuldade em trabalhar quebra-cabeça, copiar desenhos de blocos ou formas, discriminar imagens ou letras.
Referência:http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br

O campo visual para uma criança deve ser estimulado e trabalhado conforme suas necessidades.Se você suspeitar que uma criança tem problemas visuais processamento perceptual, você pode querer solicitar uma avaliação por um profissional, como um psicólogo ou terapeuta ocupacional.














Discriminação visual é a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos, posições e orientações. Uma criança com problemas de discriminação visual tem dificuldade com a perceber as diferenças / semelhanças em palavras, letras, imagens, formas e / ou outros objetos. Isso pode levar a problemas na leitura, escrita e soletração.











Atividades Discriminação Visual:
-Proporcionar figuras ou objetos concretos de cor, forma, tamanho iguais e diferentes.

-Reproduzir desenhos usando cubos, brinquedos de construção,legos ou blocos lógicos.
- Fazer letras ou formas com massinha, palitos, areia, creme de barbear, tecido, lixa, e outros meios sensoriais.
-Procurar em revista formas ou letras.
-Fazer um círculo a letra correspondente - exemplo: w - mnwmz.
-Atividades do livros como "Onde está Wally?"ou Jogo 7 erros.
Destaco também o trabalho com com figuras fundo que visa à estimulação, trabalhando conceitos de reconhecimento, discriminação , percepção visual, percepção de detalhes, uso de contraste além de pintura e colagem...
Use a sua criatividade para o planejamento de atividades com este recurso que muito auxilia no processo de alfabetização inicial. Aqui estão imagens que poderão ser aplicadas como figura fundo. Bom Trabalho!



















2 comentários :

  1. Oi Rosangela.
    Obrigado pela visita.
    Lindas imagens para atividades pedagógicas.
    Ótima e abençoada semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosângela, boa noite!

    Infelizmente os links não ficaram ativos nos comentários, sendo assim se faz necessário que você nos mande de novamente.

    Exemplo: (Título + link)
    ALFABETIZAÇÃO com Habilidades Visuais
    http://psicopedagogialudica.blogspot.com.br/2013/02/alfabetizacao-com-habilidades-visuais.html

    Pedimos desculpas por qualquer desconforto!

    Abraços, obrigado por tudo,

    Irivan Rodrigues

    ResponderExcluir

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela

RESULTADO EM AÇÂO!



csp6961069

Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

MotivAÇÃO FAZ BEM!

Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)

Dicas de FAZER o BEM faz BEM!

“Ninguém e nada cresce sozinho. Sempre é preciso um olhar de apoio. Uma palavra de incentivo. Um gesto de compreensão. Uma atitude de segurança. Devemos, assim, sermos gratos. Aos que nos ajudaram a crescer. E termos o propósito de não parar. E não passar em vão pela vida”. (autor desconhecido)

Aprender no Coletivo!

"Quanto mais rica

a experiência humana,

tanto maior será

o material disponível

para a imaginação e

a criatividade".

(Lev S. Vygostsky)


Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e experiências
significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)


ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO


Sou participante em...

Salmo 16:8 -
(Com ELE, nos FORTALECEMOS!)

Selinhos Amigos e Parceiros neste BLOG! OBRIGADA!