sábado, 12 de outubro de 2013

Estratégias e Atividades para Subtração com Recurso

A operação de subtração nos coloca seus desafios, se quisermos que os alunos não se limitem a repetir as etapas, sem compreendê-las. No caso da subtração, o maior desafio é explicar o significado do “empresta 1”.


Por exemplo:

João tinha 72 reais. Gastou 38 reais comprando algumas roupas. Quanto sobrou? Um aluno pode resolver assim:

É simples compreender o que ele fez. Ele decompôs o 72 em 7 grupos de 10, pois sabe que o 7 do número 72 vale 7 vezes o número 10. Depois, riscou os três grupos de 10 correspondentes ao 38. Para subtrair o 8, transformou uma das dezenas restantes em dez unidades, deixando sobrar 2 (10 - 8). Feito isso, bastou contar quanto sobrou. 
Como seria a conta armada para resolver esse mesmo problema?
Quando cortamos o 7, para que ele “empreste 1” ao 2, estamos dando os seguintes passos:

a) Separamos uma das dezenas do 70, transformando-o em 6 dezenas + 10 unidades.

b) Juntamos as 10 unidades ao 2, totalizando 12.
É muito importante não esquecer que, nesta conta armada, o 7 não é apenas 7, na verdade, ele continua valendo 70, ou 7 dezenas. Quando “empresta 1”, está emprestando uma dezena, que se juntará às duas unidades, transformando o 2 em 12 (10 + 2). É mais ou menos isso que o aluno fez, ao transformar 10, daqueles em que decompôs o 72, em dez palitos. Ele não juntou essas dez unidades com as outras duas porque, para seu cálculo, isso não seria necessário. Mas, no algoritmo, é.

A conta de “escorregar”
Uma outra maneira de realizar a conta de subtração é aquela em que se empresta 1, mas esse 1 “escorrega” e é acrescentado ao subtraendo:

Veja o que aconteceu neste caso.
Assim, somando 10 aos dois termos, o resultado da subtração se mantém o mesmo. Para os alunos das séries iniciais é muito mais difícil compreender esse modo de fazer uma subtração. O mais simples é relacionar a subtração aos conhecimentos que já construíram.

Ensinar aos alunos que, no 72, o 7 vale 70 ou 7 grupos de 10; que um desses grupos de 10 corresponde a 10 unidades, e assim por diante, fica mais fácil de ser entendido.

Compartilho atividades escritas para serem aplicadas como desafios e acompanhamento das resoluções dos alunos.Trabalhar com o Quadro Valor de Lugar (QVL) também é um ótimo recurso para explicar o reagrupamento para recurso nas ordens, quando necessário.
Bom proveito!

atividades-subtração-atividades-colorir

[subtra%25C3%25A7%25C3%25A3o-contas-desenho-smurf-matem%25C3%25A1tica%255B4%255D.png][Calculos%2520armados%2520de%2520subtra%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520-%2520desenho%2520da%2520Smurfete%255B4%255D.png]

6 comentários :






  1. Olá, blogueiras(os)!!


    Sou a autora do blog AGENDA DOS BLOGS, blog de divulgação que mais cresce na blogosfera. Estou aqui para te passar o RECADOS GERAL, recado esse destinado a todos os amigos da AGENDA que são cadastrados e possuem o seu link na LISTA DE DIVULGAÇÃO.

    O objetivo da AGENDA é compartilhar conhecimento e proporcionar interação entre os blogueiros e fazer novas amizades. Quando você divulga o seu blog na AGENDA, os amigos vão até o seu blog para conhecer o seu trabalho, comentar e seguir. Você por sua vez, fará o mesmo, conhecendo, comentando e seguindo. Isso reforça a nossa CORRENTE DA AMIZADE que só tem na AGENDA DOS BLOGS. Dê preferência aos amigos que deixam seus links nos seus blogs, vendo claro se realmente eles são da AGENDA, indo em seus blogs e vendo o nosso banner por lá. Se você não tem tempo, dê uma passadinha na AGENDA e deixe um comentário. Depois aos poucos, vá seguindo a LISTA que está na página CADASTRADOS. O outro objetivo desse recado é verificar se os blogs possuem o banner da AGENDA,caso contrário, serão removidos do mesmo. Não deixe de participar da AGENDA DOS BLOGS, pois temos novidades para vocês, como: Novo quadro de entrevistas chamado DE FRENTE COM OS BLOGUEIROS, onde você pode ser entrevistado por mim, Solicite a CARTEIRINHA agenda dos blogs, Participe do nosso grupo no FACEBOOK o Amigas(os) da AGENDA e a Super. novidade é a Seleção dos Melhores Blogs de 2013 que ganharão a AGENDA DE OURO e o 1º lugar ganhará um prêmio exclusivo!! Quem votar também concorrerá a um prêmio exclusivo da AGENDA!! É bom demais!!! Não fique de fora, aqui na AGENDA QUEM GANHA É VOCÊ!!!Bjsss!!!



    Agenda dos Blogs


    Carteirinhas

    ResponderExcluir
  2. Ótimas atividades!

    ResponderExcluir
  3. como fazer contas de menos 3 ano

    ResponderExcluir
  4. Oi MArisa.
    Segue os passos das atividades acima que incluem as três ordens. Centenas, dezenas e unidades. Usar o material dourado é viável e o melhor caminho para as crianças aprenderem a transformar as ordens. Neste link http://rosangelaprendizagem.blogspot.com.br/search/label/Material%20Dourado-Defini%C3%A7%C3%A3o-Atividadessegue você terá bastante sugestões práticas. Abraço e bom trabalho.

    ResponderExcluir

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela

RESULTADO EM AÇÂO!



csp6961069

Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

MotivAÇÃO FAZ BEM!

Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)

Dicas de FAZER o BEM faz BEM!

“Ninguém e nada cresce sozinho. Sempre é preciso um olhar de apoio. Uma palavra de incentivo. Um gesto de compreensão. Uma atitude de segurança. Devemos, assim, sermos gratos. Aos que nos ajudaram a crescer. E termos o propósito de não parar. E não passar em vão pela vida”. (autor desconhecido)

Aprender no Coletivo!

"Quanto mais rica

a experiência humana,

tanto maior será

o material disponível

para a imaginação e

a criatividade".

(Lev S. Vygostsky)


Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e experiências
significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)


ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO


Sou participante em...

Ocorreu um erro neste gadget
Loading...
Salmo 16:8 -
(Com ELE, nos FORTALECEMOS!)

Selinhos Amigos e Parceiros neste BLOG! OBRIGADA!