sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Psicopedagogia Resiliente

Venho aqui iniciar o ano com a proposta de clarificar o poder da resiliência na prática Psicopedagógica.

Sabemos que a Psicopedagogia é a prática do fazer o aprender acontecer em qualquer idade, em qualquer lugar.

A resiliência no mundo das relações interpessoais nos mostra pessoas que têm a capacidade de retornar ao seu equilíbrio emocional após sofrer grandes pressões ou estresse, ou seja, são dotadas de habilidades que lhes permitem lidar com problemas sob pressão ou estresse mantendo o equilíbrio emocional.
Quando fica evidente psicopedagogicamente que algo está em desiquilíbrio, as dificuldades aparecem e com certeza o aprender não acontece da melhor forma possível.
Então, quando somos procurados ou nos chegam pessoas (aprendizes) encaminhadas, elas com certeza, nos trazem e nos mostram uma bagagem de que algo precisa funcionar melhor.Em sua maioria necessitam de ajustes a serem feitos não diretamente e somente consigo mesmas, mas ao ambiente físico, social e educacional aos quais se inserem.
Sob esta ótica, o estado de resiliência precisa acontecer.Segue em sentido de mão dupla, onde passa do interno(aprendiz) para o externo(ambientes) ou vice-versa
É trabalho constante de escuta, observação, diálogo, registro e de planejamento de ações do que está real e do que precisa tornar-se ideal. 
Proponho que Psicopedagogicamente sejamos cada vez mais provedores de resiliências.
                                                                                (Rosangela Vali)

4 comentários :

  1. Boa tarde amiga Rosagela
    Praticar a resiliência é um trabalho sistemático que exige ações concretas para que o indivíduo incorpore no íntimo essa capacidade de lidar com o estresse de forma saudável e equilibrada. Gostei do seu excelente texto minha amiga
    Uma ótima tarde para você
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida Gracita!
    Para você também um belo dia.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Rosângela, que difícil a resilência! Gostei muito do seu texto! Obrigada por ser companheira de blog. É muito bom termos quem nos apoia. A partir de agora vou seguir você. Desculpe por não ter feito antes, mas como vc deve ter visto acabei deixando a net de lado por um tempo... Beijos e um excelente 2015 para você!

    ResponderExcluir
  4. Oi Erika!
    Admiro seu trabalho.Conte sempre comigo. Beijos!

    ResponderExcluir

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela

RESULTADO EM AÇÂO!



csp6961069

Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

MotivAÇÃO FAZ BEM!

Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)

Dicas de FAZER o BEM faz BEM!

“Ninguém e nada cresce sozinho. Sempre é preciso um olhar de apoio. Uma palavra de incentivo. Um gesto de compreensão. Uma atitude de segurança. Devemos, assim, sermos gratos. Aos que nos ajudaram a crescer. E termos o propósito de não parar. E não passar em vão pela vida”. (autor desconhecido)

Aprender no Coletivo!

"Quanto mais rica

a experiência humana,

tanto maior será

o material disponível

para a imaginação e

a criatividade".

(Lev S. Vygostsky)


Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e experiências
significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)


ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO


Sou participante em...

Salmo 16:8 -
(Com ELE, nos FORTALECEMOS!)

Selinhos Amigos e Parceiros neste BLOG! OBRIGADA!