Artes na Alfabetização
A
linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental,
envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Até bem pouco
tempo o aspecto cognitivo não era considerado na educação infantil e
esta não estava integrada na educação básica. A Lei de Diretrizes e
Bases da Educação 9.394/96 veio garantir este espaço à educação
infantil, bem como o da arte neste contexto.
Definição
A
arte educação é uma relação entre professor/aluno/sociedade. Seu
resultado é o objeto de comunicação. É uma forma de expressão, é a
individualidade de cada criança, é uma comunicação com o grupo e com a
sociedade que a cerca.
A
arte tem o sentido de cultivar a sensibilidade e a emoção e de
desencadear um número enorme de atividades que trabalham diretamente a
questão da alfabetização. A arte torna o trabalho educativo
interessante, atraente e sedutor.
Técnicas que serão mais utilizadas pelos professores ao longo da sua vida profissional nas aulas de artes :
Massa de modelar colorida;
Pintura-dedo com cola colorida;
Pintura-dedo com guache e areia
Pintura com esponja;
Colagem com papéis, tecidos sucata;
Dobraduras;
Desenho com gizão de cera;
Desenhos em papeis de diferentes texturas;
Argilas;
Brincadeiras,etc.
Modelação
– é uma técnica das Artes Plásticas que produz grandes resultados no
desenvolvimento perceptivo/motor e é eficiente no reconhecimento e
produção de formas.
Sugestões: *Pedindo os alunos para trazerem fruta ou vegetal e com a massa de modelar reproduzir uma fruta ou vegetal que trouxeram.
*Pedir aos alunos que façam as vogais com a massa de modelar e etc.
Colagem
- Tem por procedimento juntar na mesma superfície duas ou mais imagens,
cada uma de origem diferente da outra, a colagem pode ser de vários
materiais, pode-se usar papel, recortes de jornal, tecidos, plantas
secas, barbante, bolinhas e até objetos.
Pintura – Pode-se fazer em sala de aula pintura com esponja, Gizão de cera, assoprada, cotonete e etc.
Dobraduras –
É um exercício de poder de transformação da matéria de acordo com a
criatividade, o estudo e dedicação a está arte proporciona conhecimentos
básicos de geometria e matemática, a partir da observação: O
desenvolvimento de capacidades mentais importantes como á organização, a
ordem e a disciplina.
Para
as crianças o poder de criar animais, objetos, caixas, balões e
envelopes, a partir de quadrados ou retângulos de papel vira uma espécie
de poder mágico e as possibilidades são as mesmas da imaginação,
infinitas.
Pode-se
usar a dobradura em aulas ou fora delas, para ilustrar histórias,
cantatas, para criação de trabalhos escolares, para confecção de
decoração e etc.
Desenho
– O olhar que o professor dirige ao desenho da criança apoia-se nas
concepções que ele tem sobre o desenho enquanto linguagem, idéeas
constituídas na sua própria história e experiência com linguagem.
O professor estabelece com a criança sobre seus desenhos interação que pode ser marcada pelo incentivo, pela advertência, pela indiferença.
A Arte na Alfabetização é muito importante pois ajuda no desenvolvimento
da criança em todos os âmbitos da sua vida, tanto no aspectos
cognitivos, sensíveis e culturais.
O professor tem que estar sempre atendo aos desenhos de seus alunos,
não olhar em hipótese alguma com olhar de desprezo ou menosprezadamente
pois a criança pode esta querendo dizer alguma coisa através desses
desenhos.
A arte é uma forma de comunicação com a sociedade e devemos cada dia mais trabalhar com artes na alfabetização.
Fonte: http://suelenferreira.yolasite.com/conhecimentos-gerais/
Mais ARTEALFABETIZANDO Aventuras para crianças pequeninas Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadas. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc. Crianças exercitando-se na sala. Preste atenção com as brincadeiras das crianças, é sempre bom ter um colchão de ginática ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem-se ali. Bacia ou piscina de plástico Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa qualidade para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis. No outono, é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem e desenvolvam seus sentidos. Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plástico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre. Música com materiais de casa Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade! Enchendo objetos Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo. Conhecendo as formas Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato, diferentes formas: círculo, triângulo, retângulo, etc. Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas. Rolos de papel higiênico Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima! Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima Saquinhos recheados Uma coisa que pode ser feita rapidamente é confeccionar saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas. Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem. Paineis de textura Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painéis. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas. Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças, poderão pelo tato, adivinhar de qual painel se trata. Cobra de pano Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-a com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enchê-la. Recipiente de filme Você poderá também encher um potinho de plástico, desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxílio de fita isolante ou crepe. Papelão Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo. Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande. Com papelão a criança maior poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, formas variadas ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc. Aprendendo a guardar os brinquedos Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma música e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar. Espelho de papel alumínio Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho. Travesseiros de balões Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colocar nas colchas diversos balões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima. Brincadeira na areia Quando estiverem fora, dê às crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade. Rasgar e colar Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papel. Tecido e lã Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda de outros dedos para que se fixe no papel. Caixas de ovos vazias São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel marchê – que serve como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc. As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca. Rasgar e cortar Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta) Fonte: http://aprenderecia.blogspot.com.br/ |
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RESULTADO EM AÇÂO!
Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)
"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".
(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)
MotivAÇÃO FAZ BEM!
Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)
Dicas de FAZER o BEM faz BEM!
“Ninguém e nada cresce sozinho.
Sempre é preciso um olhar de apoio.
Uma palavra de incentivo.
Um gesto de compreensão.
Uma atitude de segurança.
Devemos, assim, sermos gratos.
Aos que nos ajudaram a crescer.
E termos o propósito de não parar.
E não passar em vão pela vida”.
(autor desconhecido)
Aprender no Coletivo!
"Quanto mais rica
a experiência humana,
tanto maior será
o material disponível
para a imaginação e
a criatividade".
(Lev S. Vygostsky)
Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e experiências
significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)
OFICINAS E MATERIAIS PSICOPEDAGÓGICOS
Sou participante em...
Salmo 16:8 -
(Com ELE, nos FORTALECEMOS!)
Boa Noite!
ResponderExcluirVim agradecer a visita e comentário.
Amei o seu Blog. É muito interessante. Parabéns!
Estou te seguindo. Abraços
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/
Olá... estou retribuindo a visita q fez no www.descobrindoamaternagem.blogspot.com.br e gostaria de registrar q me identifiquei muito com este blog pq tb sou psicopedagoga... vai contribuir muito com o exercicio da minha profissão... já estou te seguindo!!!
ResponderExcluirOlá Rosângela! Vim conhecer o seu espaço e confesso que fiquei encantado com o seu conteúdo. Realmente a arte é uma forma de comunicação universal e que derruba barreiras entre as pessoas, sejam elas de outras línguas, países, culturas, etnias etc. Penso até que ela deveria permear mais a vida prática das pessoas, sendo, muitas vezes, a terapia de que elas talvez estejam necessitando e que ignoram por puro preconceito. Vá me visitar também, lá encontrará muitos textos de filosofia e comportamento que talvez possamos compartilhar. Um abraço!
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