Artes na Alfabetização

A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Até bem pouco tempo o aspecto cognitivo não era considerado na educação infantil e esta não estava integrada na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 veio garantir este espaço à educação infantil, bem como o da arte neste contexto.

Definição
A arte educação é uma relação entre professor/aluno/sociedade. Seu resultado é o objeto de comunicação. É uma forma de expressão, é a individualidade de cada criança, é uma comunicação com o grupo e com a sociedade que a cerca.
A arte tem o sentido de cultivar a sensibilidade e a emoção e de desencadear um número enorme de atividades que trabalham diretamente a questão da alfabetização. A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor.
                                                
Técnicas que serão mais utilizadas pelos professores ao longo da sua vida profissional nas aulas de artes :   
Massa de modelar colorida;
Pintura-dedo com cola colorida;
Pintura-dedo com guache e areia
Pintura com esponja;
Colagem com papéis, tecidos sucata;
Dobraduras;
Desenho com gizão de cera;
Desenhos em papeis de diferentes texturas;
Argilas;
Brincadeiras,etc.

Modelação – é uma técnica das Artes Plásticas que produz grandes resultados no desenvolvimento perceptivo/motor e é eficiente no reconhecimento e produção de formas.
Sugestões: *Pedindo os alunos para trazerem fruta ou vegetal e com a massa de modelar reproduzir uma fruta ou vegetal que trouxeram.
                  *Pedir aos alunos que façam as vogais com a massa de modelar e etc.
  Colagem - Tem por procedimento juntar na mesma superfície duas ou mais imagens, cada uma de origem diferente da outra, a colagem pode ser de vários materiais, pode-se usar papel, recortes de jornal, tecidos, plantas secas, barbante, bolinhas e até objetos.
Pintura – Pode-se fazer  em sala de aula pintura com esponja, Gizão de cera, assoprada, cotonete e etc.
Dobraduras – É um exercício de poder de transformação da matéria de acordo com a criatividade, o estudo e dedicação a está arte proporciona conhecimentos básicos de geometria e matemática, a partir da observação: O desenvolvimento de capacidades mentais importantes como á organização, a ordem e a disciplina.
Para as crianças o poder de criar animais, objetos, caixas, balões e envelopes, a partir de quadrados ou retângulos de papel vira uma espécie de poder mágico e as possibilidades são as mesmas da imaginação, infinitas.
Pode-se usar a dobradura em aulas ou fora delas, para ilustrar histórias, cantatas, para criação de trabalhos escolares, para confecção de decoração e etc.
Desenho – O olhar que o professor dirige ao desenho da criança apoia-se nas concepções que ele tem sobre o desenho enquanto linguagem, idéeas constituídas na sua própria história e experiência com linguagem.
O professor estabelece com a criança  sobre seus desenhos interação que pode ser marcada pelo incentivo, pela advertência, pela indiferença.

A Arte na Alfabetização é muito importante pois ajuda no desenvolvimento da criança em todos os âmbitos da sua vida, tanto no aspectos cognitivos, sensíveis e culturais.
O  professor tem que estar sempre atendo aos desenhos de seus alunos, não olhar em hipótese alguma com olhar de desprezo ou menosprezadamente pois a criança pode esta querendo dizer alguma coisa através desses desenhos.
A arte é uma forma de comunicação com a sociedade e devemos cada dia mais trabalhar com artes na alfabetização.

Fonte: http://suelenferreira.yolasite.com/conhecimentos-gerais/

                                   Mais ARTEALFABETIZANDO
                 com Brinquedos e Brincadeiras...
 
Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, bóias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadas. Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc. Crianças exercitando-se na sala. Preste atenção com as brincadeiras das crianças, é sempre bom ter um colchão de ginática ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem-se ali.

Bacia ou piscina de plástico
Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal. Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá-los), algodão (de boa qualidade para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia). Papéis manteiga fazem um barulho agradável de se ouvir, quando se é amassado. Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis. No outono, é possível encontrar materiais como: castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem e desenvolvam seus sentidos. Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água. Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plástico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.

Música com materiais de casa
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!

Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.

Conhecendo as formas
Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato, diferentes formas: círculo, triângulo, retângulo, etc. Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.

Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-os, podem também pisar em cima! Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papéizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima

Saquinhos recheados
Uma coisa que pode ser feita rapidamente é confeccionar saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas. Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc. As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.

Paineis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painéis. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas. Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças, poderão pelo tato, adivinhar de qual painel se trata.

Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-a com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Voce poderá utilizar outros materiais para enchê-la.

Recipiente de filme
Você poderá também encher um potinho de plástico, desses de filme fotográfico com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxílio de fita isolante ou crepe.

Papelão
Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo. Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande. Com papelão a criança maior poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, formas variadas ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc.

Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc. Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma música e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.

Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel aluminio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.

Travesseiros de balões
Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões. É só colocar nas colchas diversos balões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.
Brincadeira na areia
Quando estiverem fora, dê às crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe-as brincar à vontade.

Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papel.

Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos. Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda de outros dedos para que se fixe no papel.

Caixas de ovos vazias
São também boas para que as crianças as rasgem ou para ser utilizada na confecção de papel marchê – que serve como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos: galinhas, frutas, máscaras, etc. As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.

Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre-se com tesoura sem ponta)

Fonte: http://aprenderecia.blogspot.com.br/