terça-feira, 1 de janeiro de 2013

COR-Estímulo à APRENDIZAGEM

 
Tenho me direcionado ao estímulo COR para promover a aprendizagem com mais ânimo e significado.Possibilitar harmonia e estado de satisfação e bem estar ao aprender.
Como facilitadora da aprendizagem tenho observado e garantido as escolhas e o emprego das mesmas no cotidiano das atividades propostas tanto em desenho,escrita e leitura aos aprendizes que atendo.

Quer saber mais, confira a postagem sobre o tema neste link:
http://psicopedagogialudica.blogspot.com.br/2012/09/cores-que-favorecem-aprendizagem.html
Hoje faço a leitura e o registro aqui no blog deste material em complemento, o qual considero sucinto e com direcionamentos aplicáveis na escola ou em casa.
Pais,professores e até aprendizes podem utilizar.
A quem possa interessar,faça bom proveito!

(Rosangela Vali)

Como a cor afeta o aprendizado
Escrito por Rose kivi | Traduzido por Guilherme Ferreira 
 
As cores encorajam o aprendizado
As crianças aprendem e retêm informação por mais tempo quando materiais educacionais coloridos são usados na sala de aula. 80% do cérebro recebe informações visualmente. A cor estimula o sentido visual e encoraja a retenção de informação.

Cores diferentes geram humores diferentes
As cores vermelho, laranja e amarelo estimulam e aumentam a atividade cerebral. As cores verde, azul e violeta relaxam. Os professores podem decorar a sala de aula de modo que ela fique ativa e calma ao mesmo tempo. Tarefas e apresentações em sala de aula podem usar as cores para melhorar a aprendizagem. As crianças que são estimuladas demais podem se beneficiar das cores relaxantes. As crianças com problemas de atenção podem se beneficiar das cores estimulantes.

Crianças se lembram melhor de cores do que estímulos verbais
Um estudo conduzido em 1999 por Vuontella mostrou que crianças se lembram melhor de cores do que de estímulos verbais. Combine um material com cores que pode ajudar as crianças a memorizar informações. Por exemplo, cartões com fatos podem ser apresentados com fundos coloridos. Cada fato pode ter uma cor de fundo diferente. Os alunos associarão a cor ao fato, ajudando a lembrar da informação.

Cor e criatividade
A cor inspira criatividade e encoraja alunos a criar novas ideias. O uso de cor não apenas ajuda alunos em projetos artísticos mas também estimula o pensamento criativo na hora de escrever histórias e os ajuda a avaliar e resolver questões.

Utensílios coloridos de escrita
O simples ajuste para instruções em sala de aula permitindo aos alunos o uso de várias canetas e lápis coloridos para completar seu trabalho escola já é provado eficaz para motivar alunos a fazerem suas tarefas. Também prende a atenção do aluno por muito mais tempo e ajuda a reter a informação de sala de aula.

Cor em casa
Os pais podem criar um ambiente criativo em casa para inspirar a criatividade e aprendizagem. Começando na infância, um quarto colorido beneficia a aprendizagem de um bebê. Bebês que têm quartos coloridos aumentam a inteligência mais rápido do que bebês que não têm quartos coloridos. O uso de brinquedos e decoração coloridos para bebês e crianças também cria um ambiente divertido e próprio para a aprendizagem. A cor pode afetar o humor. Cores quentes induzem a um sentimento confortável e cores brilhantes à excitação.


Adultos e cores
Os benefícios da cor na aprendizagem não acontecem só com os bebês e crianças. A cor afeta adultos da mesma maneira. As cores devem ser usadas em faculdades para ajudar a aprendizagem. Lugares de entretenimento como restaurantes, geralmente, usam cores para aumentar a sensação de diversão. A cadeia de restaurante fast-food McDonald sabia o que estava fazendo ao criarem seu restaurante em vermelho e amarelo. Duas cores que estimulam o cérebro.

2 comentários :

  1. Respostas
    1. Olá Gisele!
      O tema é bem significativo e atual.
      A Pedagogia das Cores da minha colega Solange Depera Gelles tem conseguido sensibilizar e fazer diferença na prática cotidiana e escolar. Abraço.

      Excluir

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela

RESULTADO EM AÇÂO!



csp6961069

Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

MotivAÇÃO FAZ BEM!

Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)

Dicas de FAZER o BEM faz BEM!

“Ninguém e nada cresce sozinho. Sempre é preciso um olhar de apoio. Uma palavra de incentivo. Um gesto de compreensão. Uma atitude de segurança. Devemos, assim, sermos gratos. Aos que nos ajudaram a crescer. E termos o propósito de não parar. E não passar em vão pela vida”. (autor desconhecido)

Aprender no Coletivo!

"Quanto mais rica

a experiência humana,

tanto maior será

o material disponível

para a imaginação e

a criatividade".

(Lev S. Vygostsky)


Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e experiências
significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)


ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO


Sou participante em...

Ocorreu um erro neste gadget
Loading...
Salmo 16:8 -
(Com ELE, nos FORTALECEMOS!)

Selinhos Amigos e Parceiros neste BLOG! OBRIGADA!