segunda-feira, 18 de junho de 2012

Programa de Tratamento da Dislexia nas Escolas

Escolas terão que se adequar e aplicar o programa de  tratamento da dislexia, se aprovado o documento em anexo.
Tive acesso pela Psicopedagoga Simaia Sampaio em seu BLOG.
Estou repassando pois considero relevante para nós pais, professores e especialistas.
Confira!



AGÊNCIA CÂMARA 10/06/2012 23h00 

O diagnóstico e o tratamento do transtorno serão feitos, de acordo com o texto, por equipe multidisciplinar.



Conforme a proposta, as escolas deverão ter material didático para aprendizagem de crianças e adolescentes disléxicos. Além disso, os professores da rede de ensino receberão cursos sobre o assunto.

O diagnóstico e o tratamento do transtorno serão feitos, de acordo com o texto, por equipe multidisciplinar, com a participação de educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos.
Dislexia

A dislexia é um transtorno de aprendizagem de leitura crônico, de origem neurobiológica. É o distúrbio de maior incidência nas salas de aula e atinge entre 5% e 17% da população mundial, segundo a Associação Brasileira de Dislexia.


Fonte: 
Correio do Estado da Bahia

2 comentários :

  1. BOA NOITE,MINHA FILHA É DISLEXA,TEM GRANDES DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA,ELA FAZ TRATAMENTO DE PSICOTERAPIA,PASSA NO NEUROLOGISTA,FONOAUDIOLOGIA.MAS PRECISA DE AJUDA PSICOPEDAGOGA,GOSTARIA DE SABER ONDE CONSIGO ESTA AJUDA GRATUITA,POIS NÃO POSSUO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA ESTE PROCESSO.OBRIGADA,ANGELITA GONSALES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angel!
      Como sua filha faz tratamento acredito que você esteja no caminho certo.
      Fiquei um pouco confusa quanto ao seu questionamento sobre ajuda.Ela se refere ao atendimento com psicopedagoga?
      Caso seja isso, este serviço é pago e particular, somente se você conseguir um lugar que atenda em equipe de profissionais em conjunto,em todas as áreas que você mencionou.
      Em algumas cidades as prefeituras disponibilizam esse serviço, não sei se é o seu caso.Deveria pesquisar em nível estadual e municipal.
      Consulte e viste as secretarias de saúde para obter informações.
      Penso que você deve ir com calma quanto ao caso de sua filha. A dilslexia em alguns casos ameniza e não cura, mas melhora com muita leitura e atividades visuais como jogos de quebra-cabeças, jogo de memória, caça palavras, cruzadinhas, trilhas com alfabeto e palavras.Enfim, dar a ela segurança e estímulos lúdicos, que descontraem e ensinam ao mesmo tempo.Você como mãe, tem papel importante neste processo.Elogie o que ela acertar e encoraje sempre que ela desanimar.
      Baixar a ansiedade e ajudando aos poucos favorece muito a aprendizagem dela.
      Tem alguns sites que você pode acessar e obter maiores informações sobre dislexia.
      http://www.institutoabcd.org.br/
      http://www.dislexia.org.br/
      http://www.andislexia.org.br/
      Espero que ajude.No momento é o que posso informar.Um abraço e até mais!

      Excluir

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela

RESULTADO EM AÇÂO!



csp6961069

Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

MotivAÇÃO FAZ BEM!

Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)

Dicas de FAZER o BEM faz BEM!

“Ninguém e nada cresce sozinho. Sempre é preciso um olhar de apoio. Uma palavra de incentivo. Um gesto de compreensão. Uma atitude de segurança. Devemos, assim, sermos gratos. Aos que nos ajudaram a crescer. E termos o propósito de não parar. E não passar em vão pela vida”. (autor desconhecido)

Aprender no Coletivo!

"Quanto mais rica

a experiência humana,

tanto maior será

o material disponível

para a imaginação e

a criatividade".

(Lev S. Vygostsky)


Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e experiências
significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)


ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO


Sou participante em...

Ocorreu um erro neste gadget
Loading...
Salmo 16:8 -
(Com ELE, nos FORTALECEMOS!)

Selinhos Amigos e Parceiros neste BLOG! OBRIGADA!