sábado, 9 de maio de 2015

Aprendizagem Cognitiva /Acompanhamento Escolar

Apresento aos profissionais que trabalham diretamente em suas salas de aulas e salas afins de reforço escolar/Apoio Pedagógico, uma apostila simples de atividades que tem o objetivo de  oportunizar  e possibilitar os aprendizes de 2º ao 5º ano, quanto à análise e verificação de suas dificuldades de aprendizagem, com enfoque à construção de leitura e escrita alfabética/ortográfica.
A aplicação consiste em apresentar a avaliação como atividades de estudo/sondagem para que cada aprendiz mostre o que já sabe com segurança e no que precisa de intervenção para avançar na aprendizagem cognitiva.
Bom proveito!
Rosangela Vali

Apoio Pedagógico - Oficina de  Leitura e Escrita
Professora:____________________________________________
Estudante:____________________________________________
Data:_____/______a _____/_____/201__
  
Leia o texto prestando muita atenção,pois você vai precisar das informações contidas nele para responder as próximas questões.
                                                              Cláudia
   Cláudia adora a Primavera.
   Na Primavera há muitas flores de várias cores.
   Nos jardins há flores e a temperatura começa a esquentar.
   Ela veste blusas com flores desenhadas e guarda a roupa mais quente do inverno.
   Cláudia também gosta de andar de bicicleta.
   A bicicleta dela é amarela e vermelha.


1)Com as informações do texto responda as seguintes questões:


a) De qual estação do ano o texto fala?
A (  ) Inverno
B (  ) Primavera
C (  ) Verão
D (  ) Outono


b) No trecho “Ela veste blusas com flores desenhadas”. A quem a palavra ELA está se referindo?
A (  ) às flores
B (  ) à temperatura
C (  ) à Cláudia
D (  ) à bicicleta


c)Por que Cláudia guarda a roupa mais quente do Inverno?
A (  ) Porque comprou roupa nova
B (  ) Porque está velha
C (  ) Porque ela quer blusas com flores
D (  ) Porque a temperatura aumentou


d)No último parágrafo, a palavra “Dela” se refere a quem?
A (  ) a bicicleta
B (  ) ao jardim
C (  ) às flores
D (  ) à Cláudia
2)Complete:
a)A ______________ adora a ________________ porque há ______________   de várias__________.
Veste ____________ com  __________ e guarda a _____________mais quente.
Gosta de _____________ de _________________
b)Copie do texto as palavras com:
bl
cl
fl







3)Responda corretamente.
a)Como se chama a menina do texto?
R._______________________________________________________________________
b)Porque é que ela gosta da Primavera?
R._______________________________________________________________________
c)Como estão os jardins?
R._______________________________________________________________________
d)O que  a Cláudia veste?
R._______________________________________________________________________
e)O que ela guarda?
R.________________________________________________________________________
f)O que gosta de fazer?
R.________________________________________________________________________
4)Complete as palavras com :
cl    dl  fl   pl  tl  gl  

cl    dl  fl   pl  tl  gl
cl    dl  fl   pl  tl  gl
___oresta
___antação
___asse
____aro

____áudia
____aridade
____ória
a____ito

a____etismo
a____icar
nu____ado
bici____eta


5)Coloque as palavras em ordem alfabética.
a)Claudia, adora, primavera, flores , bicicleta, esquentar.

b)veste,inverno,quente,desenhadas,amarela,roupa.

6) Caça palavras:
F
L
O
C
O
S
M
N
F
L
A
V
I
A
U
Y
T
R
F
A
L
Q
D
R
G
U
I
K
L
Ç
B
I
C
L
P
S
D
H
T
R
A
B
C
C
A
B
W
T
I
B
L
I
P
B
I
C
I
C
L
E
T
A
B
L
D
F
T
S
B
I
B
L
I
A
N
U
B
P
Ç
T
Y
B
V
D
A
E
L
E
A
O
I
P
L
H
T
R
E
V
C
B
N
X
E
W
W
R
G
O
D
A
T
L
A
S
F
L
F
L
O
R
M
U
O
P
Ç
G
I
T
R
J
X
D
I
A
C
S
A
D
I
A
T
R
B
E
O
U
L
D
Y
E
U
C
L
A
U
D
I
A
M
K
L
O
P
L
Ç
O
I
O
A
A
S
Y
V
R
T
E
W
Q
Y
M
T
E
C
L
A
D
O
P
B
D
S
T
K
Z
A
T
L
E
T
A
P
O
L
K
I
D
H
Y
T
O
E
X
A
L
Y
T
L
E
G
L
O
T
E
C
L
B
O
F
L
O
M
flocos  -   atleta    -  atlas   -  Cláudia    -  teclado -  bíblia Flávia - bicicleta - globo  -  claridade -  nublado - floresta - flor

7)Separe as sílabas das seguintes palavras.
Bicicleta:___________________________________________
Nublado:___________________________________________
Floresta:___________________________________________
Vermelha:_________________________________________
Desenhada:________________________________________
Guarda:___________________________________________

8)Coloque as palavras na coluna certa:

Som nasal
marcado por M
Som nasal
marcado por N
Som nasal
marcado por til
samba



pranto






campo



elefante



anão



bombom



pente



limão



xampu



tanque





9)Atividades complementares/lúdicas:
Bingo das palavras do texto.
Confecção de trilhas com regras, com as palavras estudadas.
Caça-palavras - Criar a partir de uma palavra chave estudada.
Quebra-cabeças de palavras.
Painel de recortes conforme regra ortográfica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela

RESULTADO EM AÇÂO!



csp6961069

Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

MotivAÇÃO FAZ BEM!

Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)

Dicas de FAZER o BEM faz BEM!

“Ninguém e nada cresce sozinho. Sempre é preciso um olhar de apoio. Uma palavra de incentivo. Um gesto de compreensão. Uma atitude de segurança. Devemos, assim, sermos gratos. Aos que nos ajudaram a crescer. E termos o propósito de não parar. E não passar em vão pela vida”. (autor desconhecido)

Aprender no Coletivo!

"Quanto mais rica

a experiência humana,

tanto maior será

o material disponível

para a imaginação e

a criatividade".

(Lev S. Vygostsky)


Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e experiências
significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)


ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO


Sou participante em...

Salmo 16:8 -
(Com ELE, nos FORTALECEMOS!)

Selinhos Amigos e Parceiros neste BLOG! OBRIGADA!