domingo, 7 de fevereiro de 2016

Um Olhar Psicopedagógico Diferencial à Aprendizagem


Pedagogia Contemporânea!
Acordos e Valores!
(Viviane Mosé)

Assisti o vídeo e li a reportagem que seguem em  anexo de Viviane Mosé.
Retirei falas de reflexão que todo educador-professor precisa se dar conta. Refletir e se resolver.
Buscar,contestar, reavaliar e caminhar pedagogicamente para uma prática de mais acordos e valores com a real comunidade familiar-discente.

Psicopedagogicamente há muito a rever, ver e fazer para uma evolução humana, com menos dificuldades, transtornos e fracassos de aprendizagem.

Viviane Mosé, psicóloga, psicanalista, escritora e apresentadora do programa Liberdade de Expressão, da Rádio CBN, nos apresenta a leitura e releitura  sobre quais são os caminhos que nossa sociedade está tomando e sobre como podemos mudar estes caminhos.
“O humano que somos hoje é complicado, difícil e vive uma crise gravíssima de valores. Temos a obrigação de criar um novo ser humano mais amplo, mais aberto, que aceita e valoriza as diferenças”. 
"O que nos diferencia dos demais animais é que somos seres que não apenas vivem, mas que sabem que estão vivendo, e que o homem é uma espécie que, além de material, é moral. Não aquela moral estabelecida, mas o que ela chamou de capacidade moral". “A moral é um conceito que muda de acordo com a época, mas a capacidade moral é eterna”. “Capacidade moral é criar ‘leis’ para si mesmo, criar contornos e valores, e a liberdade humana é justamente essa capacidade de estabelecer ‘leis’ e limites para si mesmo.”
Segundo Viviane, a tecnologia teve um impacto muito positivo nas nossas vidas, mas não resolveu nossos problemas morais. “A tecnologia juntou as pessoas virtualmente e objetivamente, mas não reuniu moralmente”. 
"Hoje o mundo virtual não é mais apenas um lugar de troca, mas a casa de muitas pessoas, onde elas vivem suas próprias fantasias, e essa perda da noção da realidade é perigosa. “Será que, que o rapaz que matou 12 crianças numa escola do Rio de Janeiro tivesse uma noção mínima de realidade, isso teria acontecido? Nossa cultura e o modo como nós vivemos criaram esse rapaz e, como ele, muitos outros podem surgir”.
Segundo ela, é a instituição mais problemática do mundo: a escola. 
Para Viviane, a escola – que surgiu como um espaço de alegria, de pensamento e, principalmente, de formação humana e estímulo da criação de valores – transformou-se numa instituição que só visa a formação para o mercado de trabalho.
Ela explicou que este modelo surgiu em decorrência da industrialização – que gerou uma urgência por mão de obra – e do regime militar, quando as matérias reflexivas, como filosofia e sociologia, foram retiradas da educação por medo do comunismo. “Há 40 anos, fomos proibidos de pensar. Só que o regime militar não existe mais, nossa sociedade não é mais industrial, mas a escola continua igual: não permitindo pensar, não permitindo viver, e repleta de conteúdos abstratos.”
Viviane faz um convite em forma de provocação: que todos assumam a responsabilidade de transformar a escola em um lugar vivo e alegre, para que as crianças entendam que a educação é um presente, e não uma imposição. 
“A escola, que deveria dar tempo para o aluno pensar, ocupa esse aluno com conteúdos inúteis; a escola, que deveria objetivar o aprendizado, abstrai. 
Precisamos abandonar essa escola abstrata, submetida à disciplina, ao medo e ao mercado de trabalho, e abraçar uma educação submetida à vida, à formação humana e à alegria. E isso não quer dizer abrir mão do conteúdo, mas trabalhar o conteúdo a partir da vida”.

Fontes:
Resultado de imagem para youtube


Resultado de imagem para porvir
Para a filósofa Viviane Mosé, a escola contemporânea precisa saber ensinar o aluno do século 21 a aprender a aprender
por Davi Lira  9 de setembro de 2013

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela

RESULTADO EM AÇÂO!



csp6961069

Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

MotivAÇÃO FAZ BEM!

Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)

Dicas de FAZER o BEM faz BEM!

“Ninguém e nada cresce sozinho. Sempre é preciso um olhar de apoio. Uma palavra de incentivo. Um gesto de compreensão. Uma atitude de segurança. Devemos, assim, sermos gratos. Aos que nos ajudaram a crescer. E termos o propósito de não parar. E não passar em vão pela vida”. (autor desconhecido)

Aprender no Coletivo!

"Quanto mais rica

a experiência humana,

tanto maior será

o material disponível

para a imaginação e

a criatividade".

(Lev S. Vygostsky)


Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e experiências
significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)


ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO


Sou participante em...

Ocorreu um erro neste gadget
Loading...
Salmo 16:8 -
(Com ELE, nos FORTALECEMOS!)

Selinhos Amigos e Parceiros neste BLOG! OBRIGADA!