quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O jogo numa perspectiva pedagógica



Texto para reflexão ( Rosangela L.  Scheuer )


     O  espaço do jogo permite que a criança, o adolescente e até mesmo o adulto realize tudo o que deseja. Quando entretidos em um jogo, o indivíduo é quem quer ser, ordena o que quer ordenar, decide sem restrições.Graças a ele, pode obter a satisfação simbólica do desejo de ser grande, do anseio em ser livre.Socialmente, o jogo impõe o controle dos impulsos, a aceitação das regras, mas sem que se aliene a elas, posto que são as mesmas estabelecidas pelos que jogam e não impostas por qualquer estrutura alienante. Brincando com sua espacialidade, a criança se envolve na fantasia e constrói um atalho entre o mundo inconsciente, onde desejaria viver, e o mundo real, onde precisa conviver. Para Huizinga, o jogo não é uma tarefa imposta, não se liga a interesses materiais imediatos, mas absorve a criança, estabelece limites próprios de tempo e de espaço, cria a ordem e equilibra ritmo com harmonia.
     A proposta dos jogos prevê uma maior aproximação da criança aos conteúdos matemáticos e lingüísticos neles envolvidos e o desenvolvimento de atitudes favoráveis à aprendizagem desses conteúdos. Parece-nos evidente que, ao se desejar intervir nas estratégias da criança no momento do jogo, deve-se ter uma visão clara, fundamentada cientificamente e precisa das necessidades do sujeito, e seja qual for a reflexão adotada entre aluno-pedagogo não se deve deixar de considerar as atitudes do aluno como um dos focos principais a serem explorados.
      Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) dizem que,
... no jogo, mediante a articulação entre o conhecimento e o imaginado, desenvolvem- se o autoconhecimento – até onde se pode chegar – e o conhecimento dos outros – o que se pode esperar e em que circunstâncias. (...)
(...) Por meio dos jogos as crianças não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia (jogos simbólicos): os significados das coisas passam a ser imaginados por elas.(Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997, p. 90.)
     O jogo numa perspectiva pedagógica não dará muita atenção aos resultados e sim aos meios que a criança chega ao final do mesmo.
     Esta análise dos meios será feita de diversas maneiras como, por exemplo, a análise a partir dos erros no momento das jogadas.




Castorina (1984/1988), diz que

... um erro corrigido (pela própria criança) pode ser mais fecundo que um acerto imediato, porque a comparação de uma hipótese falsa e suas conseqüências fornece novos conhecimentos, e a comparação entre dois erros dá novas idéias.(Castorina, 1984/1988, p. 80.)
      Entendemos com isto que há uma proposição de correção do próprio erro mediante aferição do pedagogo no momento da jogada.
          O erro numa visão pedagógica é levado em conta no momento em que acontece. A criança não deve ser deixada só para tentar como num passe de mágica, descobrir seu próprio erro, isto não existe. Muitas vezes o profissional interfere com a criança, ela não jogará só, como foi proposto nessa mentalidade de anos passados.
     Não pode ser, o erro pelo erro e sim o erro por uma hipótese reflexiva na jogada ou até mesmo conteúdo.
     O jogo, em seu sentido integral, é o mais eficiente meio estimulador das inteligências.

Referências bibliográficas:
 www.psicopedagogia.com.br (Artigo: O valor psicopedagógico do jogo – Luciano Aparecido da Rosa - 2001)
ANTUNES, Celso - Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências – 8a edição – Editora Vozes – Petrópolis - 2000









O processo de alfabetizar é apaixonante, antes de tudo é um ato de amor, coragem e persistência. Pelo simples e talvez o mais gratificante fato de permitir ao ser pensante a liberdade de construção da sua própria história. 





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Fique a vontade.Compartilhe sua opinião!
Gosto de trocar e somar ideias.
Obrigada pela visita!
Um abraço, Rosangela

RESULTADO EM AÇÂO!



csp6961069

Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens,
pais e professores são a bússola para o caminho de
descobertas e aprendizagens significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)

"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais".

(Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)

MotivAÇÃO FAZ BEM!

Hoje Acordei Para Vencer! A automensagem positiva logo pela manhã é um estímulo que pode mudar o seu humor, fortalecer sua autoconfiança e, pensando positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos. Não deixe que nada afete seu estado de espírito. envolva-se pela música, cante ou ouça. Comece a sorrir mais cedo. ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça a Deus pela oportunidade de acordar mais um dia. O bom humor é contagiante: espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, com quem você encontrar. Não se lamente, ajude as outras pessoas a perceber o que há de bom dentro de si. Não viva emoções mornas e vazias. Cultive seu interior, extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Repense seus valores e dê a si mesmo a chance de crescer e ser mais feliz. Tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Mude, opine, ame o que você faz. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da "missão cumprida". Lembre-se: nem todos têm a mesma oportunidade. Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere pelo melhor. Transforme seus momentos difíceis em oportunidades. Seja criativo, buscando alternativas e apresentando soluções ao invés de problemas. Veja o lado positivo das coisas e assim você tornará seu otimismo uma realidade. Não inveje. Admire! Seja entusiasta com o sucesso alheio como seria com o seu próprio. Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que está lhe faltando para chegar lá. Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo sua habilidade e seu tempo. Só assim não terá tempo para criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito de seus problemas e não se deixe abater por eles. Tenha fé e energia, acredite: Você pode tudo o que quiser. Perdoe, seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva, forte para vencer o medo e feliz para permitir a presença de momentos infelizes. Não viva só para seu trabalho. Tenha outras atividades paralelas como: esportes, leitura... cultive amigos. O trabalho é uma das contribuições que damos para a vida, mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações. Finalmente, ria das coisas a sua volta, ria de seus problemas, de seus erros, ria da vida: "A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo". (Autor desconhecido)

Dicas de FAZER o BEM faz BEM!

“Ninguém e nada cresce sozinho. Sempre é preciso um olhar de apoio. Uma palavra de incentivo. Um gesto de compreensão. Uma atitude de segurança. Devemos, assim, sermos gratos. Aos que nos ajudaram a crescer. E termos o propósito de não parar. E não passar em vão pela vida”. (autor desconhecido)

Aprender no Coletivo!

"Quanto mais rica

a experiência humana,

tanto maior será

o material disponível

para a imaginação e

a criatividade".

(Lev S. Vygostsky)


Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e experiências
significativas e felizes.
(Rosangela Vali - Pedagoga e Psicopedagoga)


ATENDIMENTO PSICOPEDAGOGICO


Sou participante em...

Salmo 16:8 -
(Com ELE, nos FORTALECEMOS!)

Selinhos Amigos e Parceiros neste BLOG! OBRIGADA!